Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é destaque na 1ª Sessão Ordinária da Câmara Mirim
Na manhã do dia 28 de agosto, aconteceu a 1ª Sessão Ordinária da Câmara Mirim – Legislatura 2025. Durante a Sessão, os vereadores apresentaram um requerimento em nome de todas as escolas ao Executivo. A Sessão foi prestigiada pelos vereadores Marcelo Duda e Alcides Cezar Pinto, diretoras, professoras, pais e alunos. A Tribuna Popular foi utilizada pela Psicóloga - Especialista em Educação Especial, Teresa Cristina Magna Bosco de Oliveira, que atua na Secretaria Municipal de Educação e também e pela Paratleta Isabella Carla Cordeiro da Silva Francos, as quais discorreram sobre a Semana Nacional da Pessoa Com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Durante a Ordem do Dia, os Mirins apresentaram junto com seus suplentes um requerimento solicitando a realização da “Feira da Inclusão” em espaço público ou escolar, com estandes interativos apresentando recursos de acessibilidade, como materiais em braille, libras e tecnologias assistivas, apresentações culturais feitas por pessoas com deficiência e oficinas de sensibilização para a comunidade, com o objetivo de aproximar, informar e quebrar preconceitos, contribuindo para o combate ao capacitismo e a valorização da diversidade. Tal medida, de acordo com os Mirins, visa não apenas marcar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, cujo tema em 2025 é “Superar barreiras para garantir inclusão”, mas também gerar impacto social positivo e ações concretas de conscientização junto à comunidade escolar e à população em geral.
A palavra-livre da Sessão foi utilizada por seis vereadores e suplentes que discorreram sobre assuntos diversos, especialmente sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual. A Tribuna Popular foi utilizada pela Psicóloga - Especialista em Educação Especial, Teresa Cristina Magna Bosco de Oliveira, que discorreu sobre a Semana que existe desde 1962 proposta pelo Movimento Apaeano. “Cada ano é escolhido um tema diferente com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de práticas inclusivas e de respeito às diferenças, combatendo o preconceito e a discriminação”, destacou.
Já a Paratleta Isabella Carla Cordeiro da Silva Francos emocionou a todos com suas palavras. “Sim, eu sou uma pessoa com deficiência, mas a deficiência não me limita de fazer o que eu faço. Sou formada no antigo magistério, sou professora, sou acadêmica do curso de educação física, sou graduada em pedagogia e trabalho na Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento. Muitas pessoas acham que nós deficientes não temos capacidade, mas nós temos, nós sonhamos, estudamos, trabalhamos, participamos, amamos e lutamos. Sou atleta e represento o município em competições estaduais e nacionais, participo do arremesso de peso, lançamento de club, lançamento de dardo, lançamento de disco e Petra (frame running)”, relatou Isabella deixando um recado aos Vereadores Mirins: “Vocês têm o poder de influenciar suas escolas, comunidades e famílias, então peço que escutem a voz de quem vive a deficiência na pele, porque estas pessoas importam. Reflitam sobre o que podem fazer para ajudar a construir um lugar mais acessível para todos nas escolas e nos bairros. E lembrem-se a verdadeira deficiência está na falta de empatia das pessoas”, destacou.
O Presidente da Câmara Mirim, Leonardo Cabral, agradeceu a participação das palestrantes e contribuição tratando de um tema tão relevante. Os alunos da Classe Especial da Escola do Campo Esperança Carignano Chuilki realizaram uma emocionante apresentação de encerramento. O Presidente encerrou convocando os Mirins para a próxima Sessão Ordinária que será realizada no dia 02 de outubro, às 9 horas.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)





