Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Secretário de Tecnologia, Inovação e Planejamento explana sobre os trabalhos e projetos da pasta

por RAFAELLA publicado 13/04/2022 15h33, última modificação 13/04/2022 15h33

Secretário João Antônio Almeida Junior

A convite do Presidente Helio de Mello, o Secretário Municipal de Tecnologia, Inovação e Planejamento, João Antônio Almeida Júnior, usou a Tribuna Popular da Sessão Ordinária do dia 12 de abril para discorrer sobre os trabalhos e projetos da pasta. Os vereadores agradeceram a presença do Secretário, fizeram perguntas e debateram ideias.

João iniciou sua explanação falando sobre o seu currículo, trajetória e período a frente da pasta desde 2017. Afirmou que a Secretaria de Planejamento é uma secretaria de meio entre governos e prefeitura, gabinete e demais pastas. “Nos quatro primeiros anos foram captados mais de R$ 60 milhões em emendas, verbas e convênios”, destacou. Relacionado ao setor de Habitação, João discorreu sobre o convênio da Cohapar para regularização fundiária de 662 famílias e 500 novas famílias, sobre o Condomínio do Idoso (40 casas), Programa Morar Bem (100 casas), melhorias habitacionais (147 famílias atendidas) e o aluguel social que atende 10 famílias por mês.

O Secretário apresentou um gráfico com as solicitações de serviços, elogios, sugestões, reclamações, denúncias, pedidos de informação, entre outros, que somaram 1959, via protocolo e ouvidoria. Mostrou também como são tratados todos os pedidos que vêm da Câmara por meio de indicações dos vereadores. Explanou sobre o setor de georreferenciamento. “Temos catalogadas todas as ruas de Irati, são 362 km de ruas dentro da área urbana e deste total 67 km ainda são de leito natural. No total hoje são 108 km de vias que precisam ser melhoradas e recuperadas, fazendo uma conta daria algo em torno de R$ 143 milhões para fazer com que todas as ruas ficassem sem irregularidades. Não será em uma, duas e nem três gestões que será possível sanar com esta situação histórica que temos em Irati. Na gestão passada fizemos um grande projeto de melhorias com R$10 milhões e agora com R$ 27 milhões faremos um novo. Serão realizados em torno de 25 a 30% de melhorias de vias no município”, esclareceu.

Sobre o Governo do Estado, o secretário contou que foi lançado no ano passado o Programa Paraná Mais Cidade. “Com foco neste programa, a pedido do prefeito Jorge, fomos a Curitiba visitar todos os deputados que tiveram votação em Irati e tivemos êxito com 14 deputados, ou seja, conseguimos por meio deste programa mais de R$112 milhões em emendas. Também fomos atrás de convênios no governo federal via deputados e conseguimos recursos para o complexo Cidade do Idoso, segunda fase do canal hídrico e asfalto na comunidade do pinho. Estas parcerias tanto estadual como federal renderam ao município mais de R$ 38 milhões em emendas”, comemorou. João também relatou a visita feita junto com o Presidente Helio de Mello e o prefeito Jorge na Sanepar para ver a possibilidade de fazer poços artesianos nas comunidades do interior. “Conseguimos a perfuração de dois poços, um na comunidade de Cadeado Grande e outro em Pinheiro Machado”.

Sobre a secretaria, no setor de Inovação, o secretário afirmou que estão trabalhando para atrair projetos inovadores que sejam exemplos para outras cidades, um deles é o projeto de iluminação pública, onde Irati foi contemplada pela Copel com o Programa de Eficiência Energética. “Outro projeto é o Papel Zero, queremos abolir o papel da administração, tornando tudo eletrônico desde a entrada no protocolo até as respostas à comunidade e para isso vamos lançar junto com jovens o APP Irati, um aplicativo de celular com todos os serviços que a prefeitura disponibiliza no site”, destacou. Para João, a tecnologia é um instrumento de desenvolvimento e não um fim, para exemplificar disse: “em 2020 tínhamos 50 bilhões de dispositivos conectados à internet, em 2030 a previsão é que tenhamos 10 trilhões de dispositivos. Pensando neste futuro já temos também o projeto ‘Irati Tecnológica’, que foca na capitação de jovens para área de tecnologia, proporcionando a eles bolsas para que estudem tecnologia e desenvolvam projetos em Irati”.

Os vereadores elogiaram a explanação e fizeram perguntas ao Secretário sobre os projetos em andamento e futuros. O Presidente Helio de Mello agradeceu a presença do Secretário reiterando que a Casa de Leis está à disposição para trabalhar na promoção do desenvolvimento próspero e sustentável do município. O Secretário, agradeceu o espaço na Casa em nome do secretariado municipal.

Helio informou ainda que na próxima Sessão Ordinária da Câmara a ser realizada no dia 19 de abril, a Secretária Municipal de Ecologia e Meio Ambiente, Magda Adriana Lozinski, fará uso da Tribuna Popular para discorrer sobre os trabalhos da pasta.

(Acompanha a explanação da Secretária na íntegra no ícone Sessão ao Vivo)