Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Secretário de Segurança Pública discorre sobre a Guarda Municipal, Iratran e Patrulha Maria da Penha

por RAFAELLA publicado 07/04/2022 13h35, última modificação 07/04/2022 13h35

Secretário de Segurança Pública - Edson Luís Elias

A convite do Presidente Helio de Mello, o Secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania, Edson Luís Elias, usou a Tribuna Popular da Sessão Ordinária do dia 5 de abril para discorrer sobre os setores, funcionamento e ações da pasta. Os vereadores agradeceram a presença do Secretário, fizeram perguntas e debateram sugestões e novas ideias.

Elias contou que a Secretaria engloba a Iratran, Guarda Municipal e a Patrulha Maria da Penha, discorrendo sobre o quadro de funcionários e atividades de cada um dos setores. Relacionado a Iratran, o Secretário contou que a implantação do Estar Digital já está em fase adiantada. Esclareceu também que mesmo com o Estar Digital em funcionamento, o tradicional papel continuará ativo até que a população se adapte ao novo formato. Falou também sobre o trabalho de pinturas no solo, faixas de pedestres, vagas para deficientes, placas de sinalização, travessias elevadas e lombadas em que há, segundo ele, uma equipe preparada que vem fazendo um ótimo trabalho na cidade. “Todas as ações acontecem após avaliação prévia da Comissão Municipal de Trânsito”, afirmou.

Sobre a Guarda Municipal, segundo o secretário, são 35 agentes mais 10 vigias, os quais trabalham 24 horas em sistema de escala. “É um setor que se envolve com todas as secretarias realizando um importante trabalho de patrulhamento. Também realiza trabalho em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Patrulha Escolar, Receita Federal, Delegacia de Polícia, Conselho Tutelar, Iratran e apoia a Patrulha Maria da Penha.  “Temos recebido visitas de outros municípios que estão vindo acompanhar de perto os trabalhos da nossa Guarda Municipal. No final deste ano a Guarda estará completando 10 anos de serviços”, destacou.

O Secretário explanou também sobre as atividades da Patrulha Maria da Penha, um serviço que tem como objetivo oferecer acompanhamento preventivo periódico e garantir maior proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar que possuem medidas protetivas baseadas na Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha). Elias elogiou o trabalho das responsáveis pelo setor, que ajudam as mulheres nos piores momentos em que gritam por socorro, “é mulher atendendo mulher”.

Os vereadores elogiaram a explanação e fizeram perguntas ao Secretário, debatendo novas ideias e apresentando sugestões apontadas pela população com o intuito de melhorar os serviços prestados pela secretaria. O Presidente Helio de Mello agradeceu a presença do Secretário reiterando que a Casa de Leis está sempre à disposição no que for necessário para trabalhar por melhorias na área da segurança pública da cidade. O Secretário, agradeceu o espaço, a sua equipe pelo bom trabalho que vem realizando e ao prefeito Jorge Derbli, que está sempre em busca de melhorias voltadas à segurança da nossa população.

Helio informou ainda que na próxima Sessão Ordinária da Câmara a ser realizada no dia 12 de abril, o Secretário Municipal de Planejamento, João Almeida Júnior, fará uso da Tribuna Popular para discorrer sobre os trabalhos da pasta.

(Acompanha a explanação da Secretária na íntegra no ícone Sessão ao Vivo)