Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Secretário de Saúde presta esclarecimentos sobre exames e consultas

Secretário de Saúde presta esclarecimentos sobre exames e consultas

por RAFAELLA publicado 01/11/2023 15h25, última modificação 01/11/2023 15h25
Secretário de Saúde presta esclarecimentos sobre exames e consultas

Secretário de Saúde, João Almeida Júnior

Atendendo um convite do Presidente, José Ronaldo Ferreira, o Secretário Municipal de Saúde, João Almeida Júnior, usou a Tribuna Popular da Sessão Ordinária do dia 31 de outubro para discorrer sobre as ações da pasta, exames e consultas. Os vereadores fizeram muitas perguntas e sugeriram ações que poderiam melhorar os atendimentos na área.

João agradeceu ao Ronaldo pelo convite e pela oportunidade de informar a população. Iniciou explanando sobre as consultas médicas e exames. “Em 2022 foram realizados no total 92.540 atendimentos entre Clínica Médica, Ginecologia/ Obstetrícia, Pediatria e Urgência / Emergência. Já em 2023 este número, até o momento, já soma 97.471 atendimentos. Em relação aos exames laboratoriais e Raio X em 2021 foram realizados 292.584; em 2023 até agora já foram realizados 423.646 exames. As consultas especializadas em 2002 foram 6.490 atendimentos, em 2023 já são 15.204”, informou.

Sobre a Farmácia Básica e os medicamentos distribuídos, segundo João, entre farmácia central, UBS, hiperdia e psicotrópicos em 2022 foram distribuídos 11.966.856 medicamentos, em 2023 este número já é de 10.610.183. “Sobre os nascimentos em 2022 foram registrados 505, e em 2023 até o momento já foram 510 nascimentos, quatro óbitos em ambos os anos e um óbito materno”. O Secretário também citou as principais causas de internações e de mortalidade; número de partos normais; recursos captados com parlamentares para atenção primária; ações da campanha outubro rosa; alimentação para pacientes em viagens; UBS do Nhapindazal; Programa Mãe Iratiense; veículos novos conseguidos para a área da saúde; causas dos óbitos infantis e demais ações realizadas neste ano de 2023.

O Secretário também destacou o início e a importância da campanha Novembro Azul. “O Ildefonso Zanetti estará com horário estendido a partir do dia 6 de novembro após às 17 horas para atender aos pacientes com a realização de exames. A marcação dos mesmos pode ser realizada por meio do telefone 3132-6301 ou WhatsApp 3132-6314”, alertou.

Os vereadores fizeram muitas perguntas acerca das consultas médicas e atendimentos, criticaram alguns serviços e sugeriram melhorias. O Presidente José Ronaldo Ferreira agradeceu a presença do Secretário, reiterando que esta casa de Leis está à disposição para trabalhar junto em defesa de uma melhor qualidade de vida à população.

(Acompanhe a explanação na íntegra no ícone Sessão ao Vivo)