Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Secretário de Saúde presta esclarecimentos sobre as filas formadas no dia 27 de março nas UBSs

por RAFAELLA publicado 06/04/2023 09h10, última modificação 06/04/2023 09h07

Secretário de Saúde, João Almeida Júnior

Atendendo um convite do 1º Secretário, Alcides Cezar Pinto, o Secretário Municipal de Saúde, João Almeida Júnior, usou a Tribuna Popular da Sessão Ordinária do dia 4 de abril para prestar esclarecimentos em relação as filas formadas em todas as unidades de saúde no dia 27 de março. Os vereadores fizeram muitas perguntas e sugeriram ações que poderiam melhorar e agilizar os agendamentos e atendimentos na área.

João agradeceu ao Alcides pelo convite e pela oportunidade de informar a população. “Nós enquanto gestores temos que oferecer uma gestão de qualidade, já fizemos muito, mas temos muito ainda a se fazer. O esforço precisa ser de todos, profissionais, estrutura, medicamentos e principalmente tratamento. Estamos avançando assumimos a pasta com oito equipes a de saúde da família, hoje já estamos com 11 e já fizemos um pedido para mais duas equipes de apoio e duas odontológicas. Temos 23 UBSs no município e saúde, nove na cidade e 11 no interior”, declarou.

“Trabalhamos de forma transparente, inclusive criamos um link no site da prefeitura onde constam todos os atendimentos por ano, realizado por cada profissional e principalmente quais medicações estão disponíveis em cada unidade. Informatizamos totalmente a secretaria, hoje as unidades estão interconectadas mostrando em tempo real a situação de todas”, contou Almeida.

O Secretário relatou ainda que na semana passada foi realizada a Conferência Municipal de Saúde e agradeceu aos vereadores que participaram do evento e das discussões acerca das ações voltadas à comunidade para os próximos quatro anos. “Nós teremos semana que vem uma campanha de vacinação, para isso precisamos ter criatividade, tendo em vista que a população deixou de se vacinar e de levar as crianças, por isso, teremos uma tenda na Rua. Dr. Munhoz da Rocha, com todas as vacinas disponíveis, com o apoio de algumas universidades e de toda a equipe da secretaria, mostrando os benefícios que as vacinas trazem”, informou.

Conforme João, as consultas, exames e cirurgias estão sendo priorizadas. “A nossa demanda aumentou durante e após a pandemia, hoje estamos tentando fazer com a que a fila ande o mais rápido possível. No ano passado a saúde realizou 83.609 consultas. Em odontologia foram 17 mil atendimentos. Este ano, em apenas quatro meses, já foram realizadas 476 cirurgias sendo que, em algumas áreas, as filas estão zeradas. Na semana passada, especialmente no dia 27, começamos uma grande ação acerca dos exames que estavam reprimidos, mas o que nos surpreendeu é que existia nas mãos dos pacientes muito mais exames do que havíamos previsto. Somente no dia 27, dia das enormes filas nas unidades, foram marcados 8.039 exames. No dia 3 de abril, marcamos mais 2.042 exames. Então, hoje a fila que temos encontra-se em torno de 800 a mil exames. E nos próximos 15 dias devemos zerá-la”, afirmou João dizendo que este trabalho só está sendo possível graças a secretaria estadual de saúde e ao esforço do prefeito que permite que toda sobra de recurso seja direcionada às filas de exames, consultas e cirurgias.

Almeida contou ainda que, em breve, ainda este ano, deverão implantar o projeto “Mãe Iratiense”, que oferece incentivo às mães que fazem o pré-natal conforme as diretrizes do ministério da saúde, as quais deverão receber uma bolsa de gestante com fraldas, lenços umedecidos, manta e bolsa maternidade para os primeiros 15 dias após a saída do hospital”.

Sobre algumas dificuldades da secretaria de saúde, estão as especialidades. “Temos dificuldade de encontrar reumatologista, neurologista, neuropediatra e, portanto, estamos em contato com algumas empresas para trazer para o município a telemedicina”. Sobre melhorias os atendimentos, João contou que a partir deste mês de abril, a unidade do Ildefonso Zanetti estará aberta no período noturno, como unidade, com sala de vacinação, consultas  de rotina e consultório odontológico. Também pretendemos trazer a público as filas de consultas, exames e cirurgias. “Colocaremos a lista de forma pública, dentro da lei, para que todos tenham conhecimento das suas posições. E nos próximos meses se conseguimos a locação de um espaço, teremos também uma clínica multidisciplinar para cuidar de pessoas com deficiência. Temos hoje mais de 100 crianças com autismo”, comentou.

Por fim, o secretário disse que estão focados em planejamento com qualidade, meritocracia e efetivação da revisão de metas. “Temos que trazer para a área de saúde pública o mesmo profissionalismo que a área privada oferece com treinamentos e capacitações dos profissionais. “E para isso, capacitar nossos profissionais, os quais poderão realizar pós-graduações custeadas pela prefeitura”.

Os vereadores fizeram muitas perguntas acerca dos agendamentos, atendimentos e cirurgias e elogiaram as informações repassadas pelo Secretário. O Presidente José Ronaldo Ferreira agradeceu a presença do Secretário, reiterando que esta casa de Leis está à disposição para trabalhar junto em defesa de uma melhor qualidade de vida à população.

(Acompanhe a explanação na íntegra no ícone Sessão ao Vivo)