Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Secretário de Cultura e Turismo explana sobre atividades da pasta

Secretário de Cultura e Turismo explana sobre atividades da pasta

por RAFAELLA publicado 31/03/2022 13h25, última modificação 31/03/2022 13h43
Um dos destaques da apresentação do Secretário foi a demonstração do antes e depois da Casa da Cultura de Irati, a qual será oficialmente entregue à comunidade em evento a ser realizado nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio deste ano
Secretário de Cultura e Turismo explana sobre atividades da pasta

Secretário Alfredo Van Der Neut

A convite do Presidente Helio de Mello, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Alfredo Van Der Neut, usou a Tribuna Popular da Sessão Ordinária do dia 29 de março para discorrer sobre as ações da secretaria ao longo dos dois períodos em que esteve à frente da pasta, período de 1º de março de 2019 até 31 de dezembro de 2020 e de fevereiro de 2021 até o presente momento. Os vereadores fizeram elogios e perguntas sobre os projetos, atividades e ações da secretaria.

Alfredo agradeceu o convite do Presidente e iniciou explanando sobre as atividades realizadas de março de 2019 até o final de 2020. O secretário contou que quando assumiu a secretaria, não havia uma sede específica, o expediente era realizado junto ao Centro Cultural Clube do Comércio. "Mas, felizmente, com muito esforço, inauguramos a sede administrativa da pasta, uma grande conquista", comemorou. “Em 2019 também realizamos o primeiro evento do calendário oficial dos 112 anos de emancipação política em parceria com o Grupo Folclórico Ucraniano Kalena de União da Vitória e participação do Grupo Ivan Kupalo. Tivemos o lançamento do livro ‘O Genial Padre Doutor’, obra escrita por Herculano Baptista Neto - Presidente da Alacs, retomamos em parceria com o Asilo Santa Rita o evento ‘Valores da Nossa Terra’ e realizamos o 31º Rodeio Crioulo de Integração, último rodeio antes da pandemia da Covid-19”, contou.

Ainda no ano de 2019, segundo o responsável pela pasta, foi realizada a XIII Noite Ucraniana, a Fiel – Feira Iratiense Estudantil do Livro, o Ira Rock – Festival de Bandas de Rock de Irati, inauguração do Centro Cultural do Guamirim, o Natal com diversas apresentações artísticas no Parque Aquático de Irati e o show da virada também no Parque Aquático. Já em 2020, segundo o secretário, foi realizado o Carnaval no Parque, evento familiar realizado em parceria com a comunidade artística, uma Tarde Festiva das Mulheres em março e o evento “Valores da Terra”, sem a presença de público, transmitido pelas mídias sociais.

Sobre o segundo período de 22 de fevereiro de 2021 até o presente momento, Alfredo conta que a Secretaria realizou a 5ª Conferência Municipal de Cultura de forma 100% online; houve também a retomada do concurso Irati em Imagens; visita técnica da Superintendência da Cultura do Estado do Paraná no Centro Cultural Denise Stoklos, Palácio do Pinho (Iapar), Casa da Cultura e na imagem de Nossa Senhora das Graças; 1º Encontro Cultural de Veículos Antigos no Parque Aquático; e o Natal Cultural na Casa da Cultura, que virou a Casa do Papai Noel, momento memorável para a história de Irati.

Neste ano de 2022, o secretário relatou algumas ações e eventos que já foram realizados e destacou o evento de entrega oficial da Casa da Cultura – Fundação Edgard & Egas Andrade Gomes, que está agendado para o dia 29 de abril de 2022 com atividades também nos dias 30 de abril e 1º de maio. Alfredo mostrou o antes e depois da Casa, que foi toda reformada mantendo a sua estrutura histórica.

Os vereadores elogiaram a explanação e fizeram algumas perguntas ao Secretário. O Presidente Helio de Mello agradeceu a presença do Alfredo na Casa assegurando que a Câmara está sempre à disposição, no que for necessário, para trabalhar junto em todos os segmentos por uma melhor qualidade de vida da população. Helio informou ainda que na próxima Sessão Ordinária da Câmara a ser realizada no dia 5 de abril, a Secretária Municipal de Assistência Social, Sybil Dietrich, fará uso da Tribuna Popular para discorrer sobre os trabalhos da pasta.

(Acompanha a explanação do Secretário na íntegra no ícone Sessões Gravadas)