Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo apresenta Relatório de Obras Públicas

por RAFAELLA publicado 23/05/2019 15h30, última modificação 23/11/2022 12h10

Secretário Adriano batista durante a explanação da pasta

Na noite de quarta-feira (22), o Secretário Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Adriano Batista, esteve na Câmara apresentando à população um relatório de Gestão de Obras Públicas de 2019. A iniciativa partiu do Vereador Roni Surek, que através da Indicação nº 029, aprovada por unanimidade de votos, convidou o secretário para prestar esclarecimentos em relação a pasta, especialmente no que refere a situação das obras públicas municipais. Além do vereador Roni, os vereadores José Bodnar e Marcelo Rodrigues também marcaram presença durante a explanação dos projetos e obras.

Através de slides, o Secretário apresentou todas as obras já concluídas e retomadas, em execução, em reprogramação, em licitação, prédios em manutenção e os novos projetos em parceria com os governos estadual e federal.

Conforme Adriano, estão em reprogramação a reforma da Casa da Cultura; do Centro Cultural do Guamirim; continuidade da pavimentação dos bairros Marcelo, Santos Dumont e Jardim Planalto e os CMEI dos bairros Dallegrave e Rio Bonito. “A continuação da pavimentação da estrada de Gonçalves Júnior também está em fase de licitação. E a obra do Ginásio de Esportes José Richa foi desjudicializada em março deste ano e deverá ter início no segundo semestre de 2019”, afirmou.

O Secretário também comentou sobre as manutenções, reformas e revitalizações que estão ocorrendo nos setores de esporte, turismo/cultura, infraestrutura, saúde e agricultura e informou sobre os novos projetos em tramitação junto aos órgãos estaduais e federais. Sobre o Teatro Denise Stoklos, obra do Governo do Estado, Adriano disse que a administração tem buscado parcerias junto ao Estado ou mesmo privadas para retomada da obra ou dar outra finalidade.

O vereador José Bodnar parabenizou o Adriano e sua equipe e também a Secretaria do Planejamento pelo excelente trabalho que vêm realizando. “Trabalhei na prefeitura durante 27 anos, fui fiscal de muitas destas obras e acredito que na explanação foi tudo muito bem especificado”. Marcelo Rodrigues também agradeceu mencionando o Teatro Denise Stoklos, que na sua opinião, pode ser transformando em um novo objeto, através de parcerias. “Parabéns pela sua explanação, acredito que seria de grande valia que todos os secretários municipais viessem até esta casa prestar esclarecimentos sobre suas respectivas pastas”, elogiou.

Roni Surek fez alguns questionamentos e elogiou a obra do Ildefonso Zanetti, o Posto Adhemar Neves, o Posto do Joaquim Zarpellon, Posto de Faxinal dos Neves, quadras de esportes, a CEU - que hoje atende muitos bairros com atividades; o portal de entrada de Irati, que está sendo complementado com arborização; a reforma da Casa dos Conselhos; a reforma na cancha de bocha; entre outras. Sobre o Parque da Vila São João, Roni registrou um pedido: “gostaria que este fosse o primeiro parque adaptado para crianças com necessidades especiais”. O Secretário de Planejamento, João Almeida, afirmou que esta também é uma vontade da administração e que já estão em contato   com uma empresa de Pato Branco para concretizar este anseio.

Surek reafirmou a importância das fiscalizações de obras. “É fundamental, é como uma injeção que as vezes dói, mas ajuda na recuperação, é bom para o povo, para as empresas e para a classe política. É meu sonho um dia ter nesta Casa de Leis Deputados Estaduais e Federais e o Governador, para que possamos juntos discutir as obras e projetos”, declarou pedindo ajuda de todos os iratienses, do Observatório Social de Irati, dos conselhos municipais e de todos os órgãos na fiscalização das obras e bens públicos.

Antes de concluir, Roni ainda destacou a importância dos secretários municipais estarem fazendo esclarecimentos das pastas para que a população possa acompanhar o trabalho. O vereador chamou a atenção também para a necessidade de planejamento antes de iniciar as obras. “Agradeço ao Adriano pela prestatividade e disponibilidade”, concluiu o parlamentar com a frase: “Pobre daquele que trabalha pelo que ganha, devemos sempre ir além dos nossos próprios limites”.

OBRAS CONCLUÍDAS

Drenagem Central do Arroio dos Pereiras (Canal Hídrico 1ª fase); d na Rua Miguel Bay / Muro de Gabião na Rua Jornalista José da Silva e o muro de arrimo no Rio das Antas; recape da Rua Jornalista José da Silva; pavimentação com pedras irregulares na comunidade de Governador Ribas; pavimentação na Rua das Acácias, Rua Daniel Moreira e Rua Caetano Zarpellon; readequação da estrada de Faxinal dos Melos; duas salas de aula na Escola São Miguel do Itapará; quadras poliesportivas na Vila Nova, Santo Antônio e na Praça Edgard Andrade Gomes ; UBS Joaquim Zarpellon; Praça da PEC (CEU); barracão de pré-moldados para reciclagem no Jardim Aeroporto; mini arena no Parque da Vila São João; academias ao ar livre e barracões de pré-moldado no CT Willy Laars.

OBRAS EM EXECUÇÃO

Obras em execução: 1º Bloco da Nova Prefeitura de Irati; Escola do bairro Vila Nova; UPA 24 horas Jardim Aeroporto; reforma do Pronto Atendimento Ildefonso Zanetti; CMEI da Vila São João; reforma da Escola Municipal Olavo A. Santini – Rio do Couro; chafariz da Praça Etelvina Andrade Gomes; pavimentação da Rua José Fillus e parcial da Rua Luiza S. Stroparo; Centro da Juventude; pavimentação ASF do bairro Camacuã; extensão de rede de esgoto; manutenção de estradas rurais das comunidades de Gonçalves Júnior, Itapará e Água Clara; parque da Vila São João; entre outras.

A explanação do Secretário pode ser acompanhada na íntegra através do ícone “Sessões Gravadas”.