Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar explana sobre projetos e ações da pasta

por RAFAELLA publicado 10/03/2022 10h03, última modificação 10/03/2022 10h03

Secretário Raimundo Gnatkowski

A convite do Presidente Helio de Mello, o Secretário Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, usou a Tribuna Popular da Sessão Ordinária do dia 8 de março para discorrer sobre as ações da pasta. Os vereadores agradeceram a presença do Secretário na Casa, sugeriram ideias e buscaram sanar dúvidas em nome da população.

Raimundo realizou uma apresentação das atividades desenvolvidas pela pasta desde o ano 2021 e o planejamento das ações até 2024. Conforme ele, são 16 colaboradores atuando na pasta, mais três estagiários. Sobre o serviço de arrecadação: Bloco de Produtor Rural / IPM e Incra, o Secretário relatou que 35 mil notas fiscais de produtor são emitidas no ano e há 3.802 produtores cadastrados. “A produção agropecuária fechou em R$ 628.162.462,00 de adicionado para 2022. A receita de ICMS para 2022 é de R$ 33.179,775,00 e o ICMS advindo da agricultura diretamente e indiretamente é de R$ 17.666.935,43 (53,24%)”, contou.

Gnatkowski também explanou sobre o Serviço de Inspeção Municipal, que conta com três veterinárias, atendimento à empresa Thoms e Frigorífico Dergi, 30 fábricas de embutidos e açougues. Sobre a Bacia Leiteira, Raimundo descreveu que são 110 produtores cadastrados, com uma produção de 26 mil litros por dia. “São nove laticínios que coletam leite em Irati e a secretaria viabiliza cursos, excursões, visitas técnicas e dias de campo, além de assistência técnica na propriedade. Há também o Programa de Inseminação de Alta Genética, onde são disponibilizadas 1500 doses de semem”, relatou.

Sobre a fruticultura, Raimundo informou que são 60 fruticultores, 50 hectares de área plantada, e são produzidas mais de 500 toneladas ao ano. “A Secretaria realiza cursos de manejo e condução de pomares. Em 2021 iniciamos do Projeto Revits - Vitivinicultura”. Já no Programa Porteira Adentro, 298 protocolos foram executados e 544 serviços concretizados.

O Secretário também discorreu sobre o CMDRS, Patrulha Rural, Habitação Rural, proteção de nascentes, tratamento de esgoto zona de raízes, abastecedores comunitários, perfuração de poços, produtos florestais não madeireiros, entrega de calcário e fosfato natural, centro de processamentos de alimentos, construção da nova Feira do Produtor, novos equipamentos, Programa Ecotroca, Feira do Pêssego, distribuição de feijão, Projeto Gabiroba, cursos para açougueiros, entre outras ações.

Segundo Raimundo, a Secretaria preza sempre pela capacitação, diversificação e estruturação dos trabalhos para obter os melhores resultados. Os vereadores elogiaram a explanação e o bom trabalho que o secretário vem realizando a frente da pasta, sugeriram ideias e fizeram perguntas. O Presidente Helio de Mello colocou a casa de Leis a disposição da pasta para colaborar e promover com o desenvolvimento sustentável do meio rural e do agronegócio, em benefício do produtor rural e da comunidade iratiense.

Helio informou ainda que na próxima Sessão Ordinária da Câmara a ser realizada no dia 15 de março, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Rodrigues, fará uso da Tribuna Popular para discorrer sobre os trabalhos da pasta.

(Acompanha a explanação do Secretário na íntegra no ícone Sessão ao Vivo)