Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Secretária de Saúde explana sobre atendimentos, serviços e ações da pasta

Secretária de Saúde explana sobre atendimentos, serviços e ações da pasta

por RAFAELLA publicado 24/03/2022 09h24, última modificação 24/03/2022 09h24
Secretária de Saúde explana sobre atendimentos, serviços e ações da pasta

Secretária de Saúde Jussara

A convite do Presidente Helio de Mello, a Secretária Municipal de Saúde, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, usou a Tribuna Popular da Sessão Ordinária do dia 22 de março para discorrer sobre os atendimentos e serviços prestados pela pasta. Os vereadores agradeceram a presença da Secretária, e fizeram perguntas sobre as atividades e ações dos profissionais.

Jussara agradeceu a todos os profissionais de saúde, que nesta pandemia foram verdadeiros heróis, “daqui alguns anos serão lembrados por muitas pessoas, pois estiveram na linha de frente lutando por vidas. Gratidão a todos”. A Secretária relatou que no município há 23 Unidades Básicas de Saúde, sendo 10 na área urbana e 13 na área rural. “Temos também uma Clínica de Fisioterapia; uma UPA; um ambulatório; uma clínica de odontologia geral; um espaço de serviços de consultas especializadas; uma sede administrativa; departamento de vigilância sanitária; vigilância epidemiológica; vigilância de endemias e a Clínica da Saúde da Mulher’, contou.

A Secretária fez uma apresentação das consultas médicas realizadas na atenção básica nos anos 2020 e 2021. “Em 2020 incluindo Clínica Médica, Ginecologia / Obstetrícia, Pediatria, Urgência / Emergência, Ortopedia, Infectologia e Psiquiatria foram no total 110.737 atendimentos. Já em 2021 nestes mesmos setores foram 116.137 atendimentos.”.

Sobre os procedimentos realizados (Clínica Médica, Ginecologia e Ortopedia), segundo Jussara, em 2020 foram 2.554. Já em 2021 foram 2.206 procedimentos. “Os exames laboratoriais, radiodiagnóstico, ultrassonografia e tomografia somaram em 2020 298.986 exames e em 2021 - 421.124”, relatou. No departamento de odontologia, Jussara disse que em 2020 foram 15.641 atendimentos e procedimentos. Já em 2021 foram 23.364. Na Farmácia Municipal, segundo a secretária, em 2020 foram distribuídos mais de 14 mil medicamentos e em 2021 foram mais de 17 mil.

Referente a Covid, em 2020, de acordo com Jussara, foram 2.544 casos confirmados e 23 óbitos. “Em 2021 somaram 7.569 confirmados e 170 óbitos. E até o dia 22 março deste ano, tivemos o total de 16.352 casos confirmados e 208 óbitos”, relatou. A Secretária também discorreu sobre consultas médicas e exames especializados, assistência social, atendimentos do Samu, frota da Secretaria que possui no total 42 veículos grandes e pequenos, Saúde da Mulher e serviços de fisioterapia.

Os vereadores elogiaram a explanação e fizeram perguntas à Secretária, debatendo ideias e apresentando sugestões apontadas pela população com o intuito de melhorar os atendimentos. O Presidente Helio de Mello agradeceu a presença da Secretária reiterando que a casa de Leis está sempre à disposição no que for necessário para trabalhar junto em defesa de uma melhor qualidade de vida para os munícipes. A Secretária, agradeceu o espaço e encerrou a sua explanação com a frase: “Nenhum homem pode ser um grande líder se quiser fazer tudo sozinho, ou receber todo o mérito por isso” – (Andrew Carnegie).

Helio informou ainda que na próxima Sessão Ordinária da Câmara a ser realizada no dia 29 de março, o Secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, Alfredo Van Der Neut, fará uso da Tribuna Popular para discorrer sobre os trabalhos da pasta.

(Acompanha a explanação da Secretária na íntegra no ícone Sessão ao Vivo)