Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Secretária de Educação explana sobre projetos, investimentos e funcionamento da pasta

por RAFAELLA publicado 19/05/2022 13h38, última modificação 19/05/2022 13h38

Secretária de Educação - Jandira Teresinha Girardi

A convite do Presidente Helio de Mello, a Secretária Municipal de Educação, Jandira Terezinha Girardi, usou a Tribuna Popular da Sessão Ordinária do dia 17 de maio para discorrer sobre os projetos, investimentos e funcionamento da pasta. Os vereadores agradeceram a presença da Secretária, fizeram perguntas e apresentaram sugestões.

Jandira iniciou sua explanação citando os setores da pasta: Pedagógico; Administrativo; Educação Especial; Transporte; Merenda; e Projetos e Eventos. Contou que há na secretaria 930 servidores efetivos e 249 contratados, totalizando 1.188 colaboradores. Ainda segundo ela, Irati conta com 18 escolas municipais na área urbana, sete na área rural e 15 Centros Municipais de Educação Infantil- CMEIs, totalizando 40 instituições. “Temos na educação infantil - 2.231 alunos; no ensino fundamental – 3.570; educação especial – 62; e educação de jovens e adultos (EJA) – 27 alunos”, relatou.

A Secretária discorreu sobre os valores do Fundeb 2021 e do reajuste salarial aos professores concedido este ano. “Foi concedido 11% de reajuste a todos os servidores e 33,24% aos professores”. Também explanou sobre o transporte escolar, que conta com 22 motoristas, 60 ônibus e 21 monitores. “Referente a Merenda Escolar, o município dispõe de 47 merendeiras e no ano de 2021 recebeu do PNAE e outras fontes R$ 667.766,00”.

Sobre os projetos desenvolvidos pela pasta, a secretária citou o Agrinho; Artes do Corpo – Unicentro; Aquarela; Campo Limpo; Campinho Feliz; Câmara Mirim; Educação Financeira; Cresol; Folha na Escola; Geração Digital; MPT DA Escola; Muzarti; entre outros. Falou também sobre a retomada dos trabalhos pós pandemia e das obras da secretaria já concluídas: “Refeitório da Escola do Itapará; salas de aula da Escola Francisco Stroparo; Escola da Vila Nova; pintura interna e reforma no corrimão da Escola Municipal Mercedes Braga; reforma do telhado do CMEI Santo Antônio; reforma do CMEI Padre Pedro; entre outros”.

Em relação aos investimentos em tecnologia 2021/2022, Jandira contou que foram adquiridos computadores (uma unidade para casa secretaria e uma unidade para cada sala de aula); impressoras, notebooks, tonners e televisões. “Também foi adquirido ponto eletrônico biométrico, o qual está sendo instalado em todas as escolas e CMEIs, um investimento necessário para os tempos atuais”, destacou. Sobre os investimentos em transporte, a secretária afirma que foram adquiridas duas vans para o transporte de alunos (em fase de conclusão da adaptação e plotagem), e um furgão para uso no transporte de cargas e merenda escolar. “Também foi investido em limpeza, conservação e manutenção das instituições, com entrega mensal de kits de limpeza e higiene, e entrega de kits de material de expediente escolar, conforme demanda da instituição”.

Jandira destacou também a importante aquisição feita pelo município de uniformes escolares, mochilas e tênis, além de material pedagógico para educação infantil. Os vereadores elogiaram a explanação, cumprimentaram os professores e diretores presentes na Sessão, fizeram perguntas à Secretária sobre os projetos e investimentos realizados na pasta e ainda sugeriram melhorias relacionadas as atividades e merenda escolar.

O Presidente Helio de Mello agradeceu a presença da Secretária de Educação assegurando que a Casa de Leis está sempre à disposição, no que for necessário, para trabalhar junto em defesa do ensino público de qualidade e da valorização dos profissionais. A Secretária agradeceu o espaço, as professores e diretoras, aos motoristas pela atenção e dedicação, ao prefeito e a vice e à administração, que acredita no nosso trabalho. “A Secretaria está de portas abertas para todos os vereadores, para que possamos fazer um bom trabalho em prol da nossa comunidade escolar”, concluiu.

(Acompanha a explanação da Secretária na íntegra no  ícone Sessão ao Vivo)