Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Secretária de Ecologia e Meio Ambiente fala sobre programas, ações e atividades da pasta

por RAFAELLA publicado 20/04/2022 13h55, última modificação 20/04/2022 13h55

Secretária de Meio Ambiente - Magda

A convite do Presidente Helio de Mello, a Secretária Municipal de Ecologia e Meio Ambiente, Magda Adriana Losinski, usou a Tribuna Popular da Sessão Ordinária do dia 19 de abril para discorrer sobre os programas, trabalhos e ações da pasta. Os vereadores agradeceram a presença da Secretária, fizeram perguntas e debateram ideias.

Magda iniciou sua explanação falando sobre o aterro sanitário. “Um grande problema que vinha ocorrendo há aproximadamente 15 anos era a utilização do aterro sanitário de forma irregular, o qual já estava com sua vida útil esgotada recebendo inclusive autuações e multa no ano de 2016. Desde o início deste, o aterro deixou de receber os resíduos do município e a área está passando por um estudo e avaliação dos impactos ambientais, bem como elaboração de um plano de recuperação com o objetivo de mitigação dos impactos causados. Com isso em torno de 50 toneladas por dia de resíduos deixaram de ser dispostos no Aterro Municipal”, enfatizou.

Sobre o Plano de Recuperação de Área Degradada no Aterro, Magda disse que o mesmo indicará as medidas que precisam ser tomadas para a mitigação e remediação do impacto ambiental gerado durante os 22 anos que a área foi utilizada para depósito de resíduos. “O Plano inclusive comtempla a análise de água em propriedades vizinhas do aterro para diagnosticar possíveis contaminações”, destacou. A Secretária afirmou ainda que com o encerramento do Aterro, Irati optou pela destinação dos resíduos através do sistema de transbordo, o qual garante uma destinação ambientalmente correta para local devidamente licenciado apto a receber os resíduos gerados. “O sistema de transbordo foi construído com recursos próprios, sendo a planta da unidade de transbordo, a primeira etapa em operação do Complexo GARI. Inclusive sendo modelo e recebendo visita de outros municípios”, elogiou.

O Projeto GARI, de acordo com Magda, é uma iniciativa pioneira que busca centralizar de forma ordenada a logística de toda a gestão de resíduos no município, e para isso está sendo criado um complexo que conta, além da unidade de transbordo (já em operação), com novos barracões para recebimento, triagem e separação e armazenamento de recicláveis, com um espaço – denominado ECO PONTO, onde a população poderá realizar o descarte de móveis, eletroeletrônicos, colchões e outros materiais. “Também visando proporcionar melhores condições aos trabalhadores do processo de reciclagem, a prefeitura pretende fornecer alimentação para todos os envolvidos na atividade”, enfatizou.

A secretária contou que já está em elaboração, atualmente na segunda etapa, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos (PMGIRS) que irá nortear as políticas de resíduos no município alinhando-as as mais recentes legislações ambientais em âmbito estadual e federal. Discorreu também sobre a coleta de resíduos orgânicos, coleta de recicláveis e sobre a lei de recicláveis.

Magda explanou sobre o Plano Municipal de Saneamento que está passando por atualização, cujo objetivo é integrar o saneamento básico (conjunto de serviços públicos, infraestruturas e instalações operacionais) tratando os setores de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, o qual teve sua primeira elaboração no ano de 2011.

Sobre a dragagem dos rios, Magda disse que foi realizada manutenção preventiva do leito principal do Rio das Antas em cerca de 11 Km, contribuindo para a redução dos danos e transtornos com enchentes devido ao extravasamento do leito dentro do quadro urbano. “A execução deste trabalho e imprescindível, e os resultados são evidentes uma vez que pontos antes afetados pelas cheias do rio contam uma maior margem de segurança, em caso de chuvas concentradas”.

Relacionado ao Programa de Castração de Animais de Rua, Maga relatou que a Prefeitura conta desde 2019 com este programa que no seu 3º ano já tem um total de 187 animais castrados e chipados. “Ainda esse ano acontecerá a castração pelo programa CASTRAPET programa do Governo do Estado, o qual atenderá uma parcela de animais da ONG, uma parcela para cuidadores independentes e outra parcela animais de famílias selecionadas de acordo com critérios definidos pelo programa”, salientou.

A secretária ainda discorreu sobre a Conferência de Proteção e Bem-Estar Animal, o trabalho de roçadas nos espaços públicos, plantio de mudas em parceria com intuições de ensino, Programa Coleta Verde, Plano de Municipal de Arborização, Coleta de eletroeletrônico, paisagismo e diversas atividades de rotina da pasta.

Os vereadores elogiaram a explanação e fizeram perguntas à Secretária sobre os serviços prestados pela pasta. O Presidente Helio de Mello agradeceu a presença da responsável pelo Meio Ambiente reiterando o compromisso da Casa de Leis de colaborar para proteger, preservar, conservar e recuperar o patrimônio ambiental municipal, buscando um desenvolvimento sustentável e qualidade de vida para toda a sociedade iratiense. A Secretária agradeceu o espaço, e diz estar satisfeita com a questão ambiental do município, destacando o fim do aterro sanitário.  “A secretaria está disposição de todos os munícipes, temos 24 funcionários e atendemos 62 mil habitantes. A demanda é grande, mas estamos sempre buscando solucionar todos os problemas”, concluiu.

(Acompanha a explanação da Secretária na íntegra por meio do ícone Sessão ao Vivo)