Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Secretária de Assistência Social explana sobre projetos, trabalhos e atendimentos prestados pela pasta

por RAFAELLA publicado 26/05/2022 13h32, última modificação 26/05/2022 13h32

Secretária Sybil Dietrich

A convite do Presidente Helio de Mello, a Secretária Municipal de Assistência Social, Psicóloga Sybil Dietrich, usou a Tribuna Popular da Sessão Ordinária do dia 24 de maio para discorrer sobre os trabalhos, projetos e atendimentos desta importante pasta, que busca a proteção social, vigilância socioassistencial e defesa de direitos. Os vereadores agradeceram a presença da Secretária, fizeram elogios pelo bom trabalho realizado e apresentaram perguntas e sugestões.

Sybil iniciou falando sobre a atuação do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, que está organizado em níveis de proteção social: básica e especial de média e alta complexidade. Discorreu também sobre os Conselhos Municipais que estão vinculados a pasta e os Departamentos da Assistência Social, que possuem diversas ramificações. Na Proteção Social Básica, de acordo com a secretária, o principal equipamento é o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). “Irati conta com quatro CRAS; cinco Centros de Convivência; Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Programa Criança Feliz e Territórios de Convivência”, contou.

A secretária também explanou sobre os benefícios eventuais: Auxílio Natalidade; Auxílio Funeral; Auxílio Vulnerabilidade Temporária; Auxílio Calamidade Pública e o Auxílio Emergencial. “Dentro do auxílio emergencial temos o Cartão Prato Cheio, onde atendemos 3.500 famílias em situação de vulnerabilidade e o auxílio do governo federal, por meio do Cartão Comida Boa, onde entregamos 6.154 vouchers às famílias, além do Programa Compra Direta”, afirmou.

No cadastro único para programas sociais, conforme a secretária, há 8.138 cadastros. “Auxílio Brasil – 3.817 famílias – valor médio R$ 420,27 e valor mensal: R$ 1.604.160,00”.  Sobre os próximos passos da Secretaria, Sybil disse que haverá a entrega, em breve, do espaço próprio do CRAS Canisianas/ Vila Nova; serão disponibilizadas equipes volantes nas áreas rurais; e deverão ser intensificadas as ações coletivas que precisaram ser paralisadas durante o período pandêmico.

A psicóloga também destacou o importante trabalho da equipe de abordagem social - CREAS para atendimento aos moradores de rua, especialmente agora no frio. “Temos um telefone disponível para que as pessoas quando encontrarem alguém dormindo na rua possam ligar para a nossa equipe, que imediatamente se desloca prestar atendimento”.

Referente ao serviço de proteção social especial, a secretária discorreu sobre os atendimentos na Casa Lar; Família Acolhedora; Residências Inclusivas; Unidade de Acolhimento à Mulher em Situação de Violência; Casa de Passagem para Adultos, Famílias e População em Situação de Rua e Casa de Passagem Indígena. “Em breve, haverá a inauguração da nova sede da casa de apoio à mulher vítima de violência e da casa de passagem”, destacou.

O Departamento da Política da Pessoa Idosa também foi abordado pela secretária, que explanou sobre o Programa “Cidade Amiga do Idoso”; Programa Viver; Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa e o Programa Parceiros do Idoso do Santander. Sybil também relatou que a secretaria conta com um serviço telefônico específico, disk-apoio, para idosos (as) solicitar serviços de busca-entrega para compras no mercado ou farmácia, conversar, solicitar informações sobre os serviços públicos e participar de grupo de WhatsApp exclusivo para eles.

Além de todos os serviços e projetos já apresentados, Sybil disse que a pasta ainda tem atividades de relaxamento e yoga na Praça CEU e no Centro de Convivência; Grupo de Caminhada e Alongamento; Artesanato com Argila para idosos e Oficina de Boneca de Pano.

Sobre o Complexo Social Cidade do Idoso, de acordo com a secretária, haverá uma integração das secretarias municipais que propõe reunir um conjunto de obras e ações visando o cuidado, a integração e o envelhecimento ativo da população. “Neste complexo, os idosos contarão com atividades físicas, atenção à saúde específica para esta faixa etária, cozinha comunitária, letramento, aulas de informática, dança, música, além de integração social e cultural. Além do impacto social, o funcionamento da estrutura irá gerar, no mínimo, 40 empregos diretos em Irati”, afirmou.

O Presidente Helio de Mello agradeceu a presença da Secretária, cumprimentando pelo trabalho realizado, reiterando o compromisso da Casa de Leis em colaborar com a promoção de ações para atendimento aos cidadãos que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social, bem como para efetivação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento municipal inclusivo. Sybil agradeceu o espaço e a parceria de todos os vereadores. Agradeceu também aos profissionais do SUAS pelo excelente trabalho que vem transformando o município e ao secretariado municipal pelo trabalho integrado. “Somos uma equipe”. Por fim, agradeceu ao prefeito Jorge e a vice Ieda pela confiança e oportunidade.

(Acompanha a explanação da Secretária na íntegra no ícone Sessão ao Vivo)