Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Secretária de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo discorre sobre investimentos e obras concluídas e em andamento no município

por RAFAELLA publicado 02/06/2022 13h26, última modificação 02/06/2022 13h26

Secretária de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Jéssica Custódio

A convite do Presidente Helio de Mello, a Secretária Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Engenheira Jéssica Custódio, usou a Tribuna Popular da Sessão Ordinária do dia 31 de maio para discorrer sobre as obras, projetos e trabalhos da pasta. Os vereadores agradeceram a presença da Secretária, fizeram elogios pelo bom trabalho realizado e apresentaram perguntas e sugestões.

Jéssica que é natural de Ponta Grossa, iniciou sua explanação fazendo uma breve apresentação do seu currículo. “Tenho um grande amor por Irati e já estou, satisfatoriamente, há 18 meses à frente desta importante pasta. A nossa secretaria é uma das que mais recebem protocolos principalmente referente às demandas de pavimentações. Trabalhamos hoje, simultaneamente, com 70 projetos, além de realizarmos também um trabalho de análise de protocolos e uso e ocupação do solo”, afirmou.

A Secretária contou que já foram investidos mais de R$ 70 milhões em projetos na gestão 2021/2022 do prefeito Jorge Derbli. “Em infraestrutura, na área urbana, foram mais de R$14 milhões em obras já concluídas e mais de R$ 35 milhões em obras que estão em andamento. Na área rural, mesma coisa, 14 milhões em obras concluídas e mais de R$ 35 milhões em obras que ainda estão em andamento em diversas comunidades”.

No Complexo do Gari, segundo a engenheira, uma grande marca da gestão do Jorge, foram investidos mais de R$ 1,2 milhão já executados em uma área de 18 mil m² no condomínio industrial. Já no Complexo Cidade do Idoso no CT Willy Laars já foram investidos mais de R$ 7,2 milhões em uma área de 3.800m² de intervenção. “Todas as secretarias estão envolvidas e trabalharão de forma integrada dentro deste importante Complexo”, enfatizou.

No Centro de Eventos, segundo Jéssica, já foram mais de R$ 4,6 milhões de investimentos em uma área com mais de 2 mil m². “O município merece pensar grande, com obras e políticas grandes. O centro de eventos está à altura dos munícipes. Final de junho esta importante obra deverá ser entregue à população”, relatou. Sobre as revitalizações e drenagem da Rua Dr. Munhoz da Rocha no centro do município, a Secretária comentou que já foram mais de R$ 3,2 milhões de investimentos. No Programa Nossa Casa, também já foram mais de R$ 3 milhões, beneficiando todas àquelas pessoas que não têm possibilidades de adquirir uma residência. “Já iniciamos as primeiras nove casas no Conjunto Joaquim Zarpellon e dentro de um mês deverão ser entregues. As demais casas serão feitas em outros lugares em uma próxima etapa”.

Referente aos Parques Urbanos, na Vila São João já foram investidos mais de R$ 1,2 milhão em concha acústica, praça de alimentação, terminal turístico, campo de vôlei e quadras de basquete. “Por meio de convênio, teremos mais investimentos futuros”. Em relação as obras no setor de educação, o município já investiu cerca de R$ 3,4 milhões em salas de aula, refeitórios e demais benfeitorias. “Na Vila Nova, no final do mês de junho faremos a entrega da Escola, no Conjunto Dalegrave a empresa já fez a retomada da obra que está com 50% de conclusão e no bairro Rio Bonito a obra também foi retomada e está com 84% de conclusão”, contou.

No setor da saúde, Jéssica disse que existe um projeto de R$ 550 mil que vai contemplar as Unidades de Saúde Ademar Vieira de Araújo, Ildefonso Zanetti, Gonçalves Júnior e Vila São João. “São projetos já concluídos e encaminhados à SESA para análise”. No esporte, Jéssica disse que já foram concluídas muitas obras como a cabine do Estádio Municipal, o piso modular do Batatão e também haverá a troca do piso do Ginásio do Parque Aquático. São 70 obras, mas ainda temos capelas mortuárias, faixada da feira do produtor, quadra da vila nova, fechamento de barracões e inúmeras obras que não consegui apresentar nesta Tribuna”, declarou a engenheira.

O Presidente Helio de Mello agradeceu a presença da Secretária, reiterando o compromisso da Casa de Leis de trabalhar junto em prol do desenvolvimento urbano ordenado e sustentável do município. Jéssica agradeceu o espaço colocando a secretaria a disposição dos vereadores e da população.

(Acompanha a explanação da Secretária na íntegra no ícone Sessão ao Vivo)