Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Representante do Hospital Erasto Gaertner de Irati fala sobre os serviços prestados pela instituição

por RAFAELLA publicado 16/12/2021 11h20, última modificação 16/12/2021 11h19

Enfermeira responsável pela Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner de Irati, Daniela Zwierzikowski

A Convite da Vereadora Teresinha Miranda Veres, por meio da indicação 320/2021, a enfermeira responsável pela Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner de Irati, Daniela Zwierzikowski, explanou sobre os trabalhos da Unidade do município e os serviços ofertados. Os vereadores elogiaram o trabalho o Erasto em Irati e fizeram perguntas relacionadas a fila de espera com o intuito de esclarecer dúvidas da população que clama por atendimento urgente.

Daniela apresentou os serviços prestados pela instituição, falou das consultas, procedimentos, quimioterapia, medicamentos, dos pacientes da 4ª Regional de Saúde atendidos pelo Erasto e contou ainda que nestes quatro anos já foram realizados mais de 27 mil atendimentos.

O vereador José Renato Kffuri indagou sobre os pacientes encaminhados via central de leito para a instituição e sobre a fila de espera. Sobre as filas, Daniele respondeu que elas não existem, as vagas fazem parte de um sistema de Curitiba. “A questão de vagas não compete ao Erasto e nem com a 4ª Regional de Saúde, quem gera o código de transação é a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba”. Kffuri também perguntou sobre a forma de atendimento. Segundo a enfermeira, eles são realizados de forma particular, por meio de convênio e SUS.

O 1º Secretário José Ronaldo Ferreira elogiou a Unidade, que atende Irati e toda a região da Amcespar. “A verdade é que precisávamos de mais unidades do Erasto espalhados pelo Brasil, a demanda da saúde nesta área é grande, precisa de mais políticas públicas e investimentos para atender o nosso povo”, alertou Ronaldo parabenizado a intuição pelo trabalho. Em nome dos pacientes que realizam quimioterapia na intuição, o vereador Nei Cabral, que também é paciente, elogiou o trabalho dos profissionais do Erasto. “Somos tratados com muito carinho pela equipe, anjos da guarda que nos ajudam neste momento difícil”, parabenizou.

Alcides Cezar Pinto e Teresinha Miranda Veres também enalteceram os serviços prestados pelo Erasto às famílias. Teresinha disse que é muito importante esta apresentação dos trabalhos na Câmara, pois demonstra ainda mais a importância destes serviços às famílias da região, “um time de colaboradores que ampara com muito carinho a todos”, agradeceu a vereadora bastante emocionada.

O Presidente Helio de Mello disse que no seu entendimento, Irati tem dentro do município um Hospital de Curitiba. Sobre as consultas de primeiro atendimento, Helio citou que em 2018 foram 1120 e em 2021 caiu para 526. “Baseados nos dados sabemos que tivemos um aumento considerável de pacientes de oncologia e, no entanto, o atendimento dentro do Erasto de primeiro atendimento diminuiu consideravelmente, ou seja, cresceu o número de pessoas na fila de espera. Esta é a minha maior preocupação, pois somos procurados e questionados sobre isso, torço para que ninguém pereça na fila de espera”, lamentou o Presidente. Daniela disse que essa também é a preocupação do Erasto de Irati, visto que na unidade não existem filas, sempre tem vagas sobrando. Mello afirmou que está faltando boa vontade de quem detém o dinheiro que deveria investir mais neste hospital. “Famílias iratienses estão sofrendo aguardando na fila para iniciar o tratamento, não me cansarei de falar em nome destas pessoas, precisamos mudar este sistema e fazer essa fila andar com urgência”, clamou.

Daniela agradeceu o espaço na Casa e o convite da vereadora Teresinha. Disse ainda que a Unidade do Erasto Gaertner de Irati está de portas abertas para receber a todos.