Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município tem pedido de vista aprovado

Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município tem pedido de vista aprovado

por RAFAELLA publicado 06/10/2022 09h24, última modificação 06/10/2022 09h24

Foi realizada na noite do dia 04 de outubro, a 9ª Sessão Ordinária do 2º Período do 2º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, dois novos Projetos de Lei do Executivo e sete indicações dos vereadores foram apresentadas.

No Expediente, foram lidos os Projetos de Lei nº 034/2022, que estima a receita e fixa a despesa do município de Irati-PR, para o exercício financeiro de 2023 e o nº 035/2002, que faz adequações no Plano Plurianual, aprovado pela Lei nº 4.943/2021, e dá outras providências.

Na Ordem do dia, foi aprovado em única votação a Moção de Aplausos nº 003/2022 (Helio de Mello, Amauri Cezar Jacumasso, José Ronaldo Ferreira e Leomar Jacumasso), que registra e concede, Moção de Aplausos à Guarda Mirim de Irati.  Já em primeira votação, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município nº 001/2022 (Alcides Cezar Pinto, Helio de Mello, Teresinha Miranda Veres e Vera Maria Gabardo), a qual “acrescenta o art. 123-A e altera o inciso XV, do artigo 68 da Lei Orgânica do Município de Irati”, depois de muitas discussões no plenário, teve pedido de vista feito pelo vice-presidente da Casa, Amauri Cezar Jacumasso, aprovado por unanimidade de votos.

O Projeto de Lei nº 032/2002, que autoriza o Executivo a conceder premiação para a Campanha de Estímulo a Realização de Exames de Papanicolau e Mamografia, denominada “Outubro Rosa”, foi aprovado por unanimidade de votos. E, o Projeto de Lei nº 033/2002, que autoriza o Executivo a adquirir imóvel registrado na matricula nº 6.302 do 1º Ofício de Registro de Imóveis de Irati, com a área de 647,80m², por desapropriação foi aprovado com quatro votos contrários dos vereadores Jorge Luiz Zen, José Ronaldo Ferreira, Leomar Jacumasso e João Henrique Sabag Duarte.

O Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2002 (Mesa Diretora), que autoriza o Sr. Prefeito Municipal Jorge David Derbli Pinto a licenciar-se de seu cargo no período de 17 de outubro a 15 de novembro de 2022 foi aprovado por unanimidade de votos.

PALAVRA-LIVRE

Teresinha Miranda Veres usou a Tribuna para reforçar a campanha ‘Outubro Rosa’, celebrada todo ano com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama. “O Outubro Rosa é um alerta para todos, sobretudo às mulheres, pois o diagnóstico precoce nos casos de câncer de mama aumenta a taxa de cura. Dentre as formas de detecção precoce está o autoexame. É através dele que mais de 80% dos tumores são descobertos. Por isso é importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração nas mamas. Tocar o corpo e reconhecer possíveis alterações é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher com a sua própria saúde e com o seu bem-estar”. A vereadora também parabenizou o esforço e o trabalho da Anapci, que está sempre realizando palestras, eventos, caminhadas e demais atividades para chamar a atenção, especialmente, das mulheres para o cuidado com a saúde. “A prevenção é o melhor remédio. O autoexame é um grande ato de amor com seu corpo e sua vida. Se toque, se olhe, se ame. O mesmo cuidado serve também para prevenir o câncer do colo de útero”.

José Ronaldo Ferreira fez agradecimentos ao povo de Irati e demais regiões do Estado pelos votos recebidos no último pleito eleitoral. “Obtive 9.812 votos espontâneos que levarei para sempre comigo. Pessoas que acreditaram no meu projeto, foi uma campanha limpa, sem dinheiro e os votos recebidos foram de coração. Saio fortalecido desta luta, não sai vitorioso e nem derrotado, ganhei forças para a próxima empreitada. Quero registrar o carinho e o apoio que recebi durante a campanha, agradecimento especial à minha esposa, filha, à minha equipe e especialmente aos eleitores, tínhamos poucos recursos, mas foi um belo trabalho. Fiquei emocionado e contente com o resultado, mas, infelizmente a nossa região fica mais uma vez descoberta, sem representante. Essa foi minha sétima campanha com três vitórias e quatro aprendizados”, contou Ronaldo cumprimentando também todos os candidatos de Irati.