Projeto que declara de Utilidade Pública a Associação de Agricultores de Arroio Grande é aprovado
Na Sessão Ordinária do dia 2 de setembro, os vereadores aprovaram em segunda votação, por unanimidade de votos, o Projeto de Lei nº 031/2025, que declara de Utilidade Pública no Município de Irati-PR a “Associação de Agricultores de Arroio Grande”. De autoria da 1ª Secretária, Sybil Dietrich, a Associação vem prestando serviços de grande relevância pública no Município.
De acordo com Sybil, a Associação de Agricultores do Arroio Grande foi fundada em 02 de agosto de 1989, data em que se realizou a primeira ata de eleição da diretoria, com o objetivo de formalizar a organização e dar início às suas atividades. “Desde sua origem, tem como finalidades congregar os moradores e amigos do Distrito de Arroio Grande e demais pessoas que venham a integrar a entidade, apoiando suas legítimas aspirações, lutando por seus direitos e interesses, promovendo o bem-estar da comunidade. Também constam entre seus objetivos: a defesa dos interesses comunitários; promoção de programas beneficentes, culturais, desportivos e de natureza social de um modo geral; prestação de assistência social aos necessitados da comunidade, conforme as condições e possibilidades da associação”, destacou Dietrich.
A autora do projeto ainda informou que a associação busca o reconhecimento como entidade de utilidade pública, considerando que tal título é essencial para que possa captar recursos por meio de editais públicos e privados, fortalecendo ainda mais sua atuação junto à comunidade. “Entre os principais projetos que a associação pretende desenvolver com o apoio desses recursos, é a implantação de uma agroindústria, voltada ao beneficiamento da produção agrícola local, com foco no fortalecimento da agricultura familiar; a criação de um espaço adequado para o trabalho com ervas medicinais, valorizando os conhecimentos tradicionais, promovendo práticas sustentáveis e incentivando alternativas de geração de renda; e a aquisição de implementos agrícolas de uso coletivo, que possibilitem maior produtividade e melhores condições de trabalho aos associados”, citou. Com a concretização desses objetivos, segundo Sybil, a Associação tem potencial para se tornar uma referência regional, especialmente pelo exemplar trabalho com ervas medicinais, podendo ser reconhecida como uma associação modelo no incentivo ao desenvolvimento rural sustentável, à organização comunitária e à valorização da cultura local. “A concessão deste título de utilidade pública será, portanto, fundamental para a ampliação das atividades da associação e para o fortalecimento de sua missão social junto à comunidade”, justificou.
A matéria aprovada em duas votações, por unanimidade de votos, segue agora para sanção do prefeito.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)





