Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Projeto que declara de Utilidade Pública a Associação Cultural Ítalo - Brasileira Chiaro di Luna é aprovado

Projeto que declara de Utilidade Pública a Associação Cultural Ítalo - Brasileira Chiaro di Luna é aprovado

por RAFAELLA publicado 03/10/2025 11h05, última modificação 03/10/2025 11h06
“A Associação atua de forma voluntária, promovendo a integração comunitária, o resgate de valores históricos e o desenvolvimento socioeconômico local”, afirmou Silvana
Projeto que declara de Utilidade Pública a Associação Cultural Ítalo - Brasileira Chiaro di Luna é aprovado

A Associação realiza manutenção do Museu Casa Dei Nonni

   Na Sessão Ordinária do dia 30 de setembro, os vereadores aprovaram em segunda votação, por unanimidade de votos, o Projeto de Lei nº 034/2025, que declara de Utilidade Pública no Município de Irati a “Associação Cultural Ítalo-Brasileira Chiaro di Luna”. De autoria da Vereadora Silvana Teresinha Rzepka, a Associação vem prestando serviços de grande relevância pública no município.

   De acordo com a autora do projeto, a Associação a Associação Cultural Chiaro di Luna, fundada em 2005, atua de forma contínua e ininterrupta na comunidade de Pinho de Baixo, desenvolvendo um trabalho de grande relevância social, cultural e turística. “Desde sua criação, a entidade tem se dedicado à valorização, preservação e promoção da cultura italiana, fortemente presente na região, por meio de diversas atividades abertas à comunidade e com impacto direto no fortalecimento da identidade local. Dentre as ações promovidas, destacam-se: Promoção do turismo cultural e rural, integrando a comunidade a roteiros turísticos regionais; Fomento à gastronomia típica italiana, com oficinas, eventos e festivais que celebram e mantêm vivas as tradições culinárias herdadas dos imigrantes; Realização de festas populares e apresentações artísticas, especialmente voltadas ao canto coral italiano e outras manifestações tradicionais; Manutenção do Museu Casa dei Nonni, um espaço dedicado à memória dos antepassados, que conserva acervos históricos, utensílios e documentos que retratam a vida dos imigrantes italianos na região, funcionando também como importante ponto de visitação cultural e educativa”, afirmou Rzepka.

   A parlamentar contou ainda que além do caráter cultural, a Associação atua de forma voluntária e sem fins lucrativos, promovendo a integração comunitária, o resgate de valores históricos e o desenvolvimento socioeconômico local, beneficiando não apenas os moradores de Pinho de Baixo, mas toda a população iratiense e visitantes da região. “Portanto, a concessão da Declaração de Utilidade Pública é plenamente justificada, uma vez que se trata de uma entidade que presta serviços de relevante interesse coletivo, contribuindo significativamente para o fortalecimento da cultura local, o turismo sustentável e o bem-estar da comunidade”, justificou. A matéria aprovada em duas votações, por unanimidade de votos, segue agora para sanção do prefeito.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)