Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2023 é apresentado pelo Executivo

Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2023 é apresentado pelo Executivo

por RAFAELLA publicado 30/06/2022 13h35, última modificação 30/06/2022 13h35
O projeto da LDO 2023 foi discutido em Audiência Pública no dia 28 de junho, lido no Expediente da Sessão e agora deverá ser analisado pelas Comissões Competentes da Casa
Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2023 é apresentado pelo Executivo

As indicações do Expediente e os projetos da Ordem do Dia foram aprovadas por unanimidade de votos

Foi realizada na noite do dia 28 de junho, a 21ª Sessão Ordinária do 1º Período do 2º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, dois novos projetos de lei do Executivo e Legislativo foram apresentados, além de cinco indicações e dois requerimentos dos vereadores.

Durante o Expediente foi lido o Projeto de Lei do Executivo nº 029/2022, que dispõe sobre as Diretrizes para a Elaboração da Lei Orçamentária para o Exercício 2023 e dá outras providências e o Projeto de Lei do Legislativo nº 017/2022 (Jorge Luiz Zen), que denomina a Rua Sem Denominação, do Loteamento São Miguel, no bairro Lagoa, de Rua Jacirema da Luz Oliveira. As referidas matérias já lidas deverão ser analisadas pelas Comissões Competentes da Casa e na Sessão Ordinária do dia 05 de julho, caso aprovadas, entrarão para primeira votação.

Também foram apresentadas no Expediente cinco indicações e dois requerimentos. O Presidente Helio de Mello solicitou ao Executivo que através das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Habitação sejam empreendidos esforços para o atendimento de uma família que reside entre as comunidades de Rio do Couro e Canhadão, com fornecimento de água e energia elétrica. Sugeriu também a realização, com urgência, de manutenção das estradas das comunidades de Faxinal do Rio do Couro e Faxinal dos Mellos, onde está havendo dificuldades de trânsito devido à situação das estradas. “Nestas comunidades, os moradores estão aguardando, há um tempo já a realização dos serviços do programa ‘Porteira Adentro’, tendo sido realizados diversos protocolos, os quais até o presente momento, não foram atendidos”, alertou. Helio ainda solicitou o envio de ofício à Secretaria Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, agradecendo as melhorias realizadas na quadra da comunidade do Cerro da Ponte Alta. “Os serviços, muito bem executados, eram uma reivindicação antiga dos moradores, principalmente dos jovens e da comunidade escolar, que utilizam aquele importante espaço”, agradeceu.

O Presidente também apresentou um pedido de informações indagando o Executivo sobre qual a justificativa dos estagiários ainda não estarem recebendo o aumento em seus pagamentos, previsto para maio/22, conforme Lei aprovada em regime de urgência pela Câmara Municipal em 07 de junho de 2022. Também requereu informações sobre a previsão para entrega do uniforme escolar neste ano de 2022 aos alunos da rede pública municipal de ensino.

O vereador Alcides Cezar Pinto indicou ao Executivo melhorias com cascalhamento e patrolamento nas estradas da comunidade de Rio da Prata, que está apresentado diversos atoladores e estudos para que seja revisto o projeto de ciclovia no trecho do comércio da Avenida Getúlio Vargas. “Este pedido partiu de muitos empresários que estão preocupados que a referida ciclovia que deverá prejudicar o estacionamento do comércio local”, justificou.

Na Ordem do Dia, foram aprovados em primeira votação os projetos do Legislativo nº 014/2022 (Helio de Mello e Teresinha Miranda Veres), que concede o Título de Cidadão Benemérito do Município de Irati ao Senhor Nelson Bakaus; nº 015/2022 (Helio de Mello), que concede o Título de Cidadão Benemérito do Município de Irati ao Senhor Air Cavalim e o nº 016/2022 (Helio de Mello), que concede o Título de Cidadã Honorária do Município de Irati à Senhora Joana Stroparo Duda.

PALAVRA-LIVRE

Vera Maria Gabardo disse que Irati está vivendo momentos de desenvolvimento.  “Um grande trabalho está sendo feito pela gestão Jorge e Ieda. Sou nascida e sempre morei e lutei por Irati. Confesso que nunca observei um Deputado Federal trabalhando tanto por Irati como a Deputada Leandre Dal Ponte, que tem como suas principais bandeiras: a saúde, as crianças, os idosos, as mulheres, e está sempre presente na nossa cidade”, enfatizou Vera discorrendo sobre algumas conquistas que tiveram a participação direta da Leandre, como a vinda do ambulatório do Hospital Erasto para Irati; a conquista junto ao Governo do Estado do Complexo Social do Idoso; a luta pela implantação do Contorno Leste de Irati;  a liberação do manejo da Flona de Irati; a Feira do Produtor Iratiense; o Plano de Macrodrenagem e emenda para continuidade do Canal Hídrico; entre outras conquistas. “Nesta semana, foi assinado também a criação do Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Irati. Se fizermos um levantamento são em torno de R$ 24 milhões em emendas destinadas a Irati ao longo do tempo. Parabéns ao Executivo pelo trabalho realizado, bem como pelo acolhimento a essa Deputada como uma das legítima representante de Irati”, destacou.

Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra no ícone “Sessões Gravadas”.