Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Procuradoria da Mulher firma parceria com OAB e Patrulha Maria da Penha, dando início aos trabalhos de atendimento às mulheres

por RAFAELLA publicado 05/05/2021 10h05, última modificação 05/05/2021 10h05

Vereadora Vera, Advogadas Marina e Sonia e o Presidente Helio de Mello

Na tarde de terça-feira (4), a Presidente da OAB de Irati - Sonia Mara Gerchevski e a Presidente da Comissão da Mulher Advogada - Tânia Marina Vicente Leite estiveram na Câmara participando de uma reunião com o Presidente Helio de Mello e a Procuradora da Mulher no âmbito da Câmara Municipal, Vereadora Vera Gabardo.

A Procuradoria da Mulher do Legislativo Iratiense, instituída no ano de 2019, tem o objetivo de proteger os direitos e apoiar ações contra a violência e a discriminação das mulheres, tornando a Câmara Municipal uma forte apoiadora da causa, incentivando atos que proporcionem uma melhor aplicação da Lei Maria da Penha.

No ano de 2019, diante do crescente número de casos registrados de violência doméstica no município de Irati, a Comissão da Mulher Advogada da Subseção, com apoio do poder público, promoveu a criação da Patrulha Maria da Penha no âmbito municipal, a qual foi instituída através da Lei 4.741/2019. Desde então, diversos advogados da Subseção vêm realizando plantões voluntários, sendo que a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Irati funciona 24 horas, através de um telefone, todos os dias da semana.

Para Sônia, a parceria da Procuradoria da Mulher da Câmara, será muito importante para ampliar ainda mais os trabalhos de atendimento às mulheres e para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS: “A violência de gênero e o acesso à justiça por meio de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas”. Conforme Marina e Sonia, a parceria e o apoio desta Casa de Leis é fundamental para impulsionar as ações necessárias nesta importante missão.

A vereadora Vera Maria Gabardo, que assumiu a Procuradoria nesta Legislatura – biênio 2021/2022 – destacou a importância do atendimento à mulher vítima de violência, da reestruturação familiar, da implementação de políticas femininas e de programas municipais que visem a igualdade de gênero. “Será um prazer trabalhar junto com a Comissão da Mulher Advogada da OAB de Irati e a Patrulha Maria da Penha. A Procuradoria da Câmara estará à disposição para atender as mulheres com carinho e dignidade, buscando cada vez mais orientá-las sobre a importância do empoderamento feminino, promovendo a proteção e a equidade de gênero em todas as atividades sociais”, destacou Gabardo.

O Presidente Helio de Mello reafirmou a importância de todos trabalharem juntos para melhorar a qualidade de vida das mulheres, “dessa forma garantiremos também maior visibilidade e destaque às mulheres na política, além de combatermos a violência e discriminação contra elas”, afirmou.