Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Procuradora da Mulher lamenta feminicídio registrado e pede a criação do Departamento da Mulher no município

por RAFAELLA publicado 15/06/2023 09h30, última modificação 15/06/2023 09h30

Procuradora da Mulher, Vera Gabardo

Foi realizada na noite do dia 13 de junho a 18ª Sessão Ordinária do 1º Período do 3º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, dois projetos de lei, seis indicações e um requerimento dos vereadores foram apresentados. Na palavra-livre, os vereadores discorrerem sobre assuntos diversos.

No Expediente, além das indicações, foi lido o Projeto de Lei nº 025/2023, que altera o art. 1º da Lei Municipal nº 4639/2019 e o Projeto do Legislativo nº 010/2023 (Vera Maria Gabardo), que denomina a Rua “I” do Loteamento Professor Lico, no bairro Engenheiro Gutierrez, de Rua Maria Eugênia Mendes. As matérias já lidas seguem agora para as Comissões Competentes da Casa que deverão emitir pareceres.

PALAVRA-LIVRE

O Presidente José Ronaldo Ferreira prestou contas do seu projeto de partilha. “No mês de janeiro repassei valores à Associação de Moradores do bairro Engenheiro Gutierrez, à Mitra Diocesana de Ponta Grossa e ao SASE - Serviço de Assistência Social Evangélico. No mês de fevereiro repassei recursos ao Grupo de Teatro São Francisco de Assis. No mês de março à Paróquia São Miguel, à Paróquia Nossa Senhora da Luz e à Anapci. No mês de abril foi repassado novamente recursos ao Grupo de Teatro, ao SASE, e ao Hospital Erasto Gaertner. No mês de maio foi adquirida uma nova campa hospitalar e repassado recursos ao SASE e também ao bingo da Apae. Quero dizer a todos que minha prestação de contas está sendo feita, aos críticos informo que o Observatório Social me cobra mensalmente a prestação de contas dos recursos do meu projeto de partilha registrado em cartório. Hoje recebo R$ 6.600,00 como Presidente e partilho 3.300,00. Partilhado e documentado”, esclareceu.

Emocionada, a Procuradora da Mulher da Câmara, 2ª Secretária Vera Maria Gabardo desabafou em relação ao feminicídio registrado em Irati na madrugada do dia 10 de junho. “Mirela Maiara, mais uma vítima morta a golpes de faca. Precisamos falar sobre este assunto, isso não pode mais acontecer. Na pandemia morreu muita gente, mas tínhamos o controla da droga, hoje em cada esquina se abre um novo ponto de venda de bebidas. Quando a pessoa bebe, ela perde completamente o senso de respeito e responsabilidade. Registro meu respeito e carinho aos pais da Mirela e também do culpado, porque nenhum pai cria o filho para ser assassino”, lamentou Gabardo pedindo encarecidamente a criação em Irati do Departamento da Mulher, para que a Patrulha Maria da Penha seja mais vista. “Precisamos ter mais autoridade para que possamos oferecer mais assistência às mulheres. Não podemos mais aceitar estes casos de feminicídios”, alertou.

Helio de Mello concordou com as palavras da Vera e também desabafou em relação ao feminicídio registrado no último final de semana no município, “não podemos mais permitir que este tipo de crime se repita”. “Sobre a minha indicação 178, que trata da implantação de um sistema de energia solar nos prédios públicos municipais, sugiro que a Secretaria de Planejamento estude e planeje esta inovação, pois a anergia solar traz diversos benefícios ao meio ambiente e economia aos cofres públicos. A energia limpa é o futuro e está sendo adotada em diversos países desenvolvidos. Precisamos fazer a nossa parte incentivando as pessoas a mudarem os conceitos e, para isso, temos que dar o exemplo por meio do poder público. A natureza é nossa parceira, cuidando do meio ambiente estaremos garantindo emprego, saúde, educação e qualidade de vida à população. Com este novo sistema, haverá redução de resíduos, gases e despesas, e por consequência, mais investimentos em projetos e serviços às pessoas. Sugiro que a implantação do novo sistema aconteça de forma gradativa, mas que já seja colocada nos próximos projetos a serem construídos em Irati”, destacou. Helio também agradeceu à Secretaria de Esportes pelo apoio dado no transporte dos atletas que participaram dos Jogos Colegiais do Paraná. “Diversos atletas passaram para a fase final, que acontecerá em agosto na cidade de Apucarana”, contou.

Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra no ícone “Sessões Gravadas”.