Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Presidente Nei Cabral reforça a importância da conscientização e prevenção no combate ao coronavírus

por RAFAELLA publicado 14/05/2020 10h34, última modificação 14/05/2020 10h34
“Vamos nos unir e nos prevenir. Estamos em período de recesso escolar, mas não é férias. Tem a questão da crise também, mas aqueles que puderem ficar em casa, fiquem”, alertou o Presidente pedindo a conscientização da população

Seis projetos de lei foram aprovados na Ordem do Dia

Na Sessão Ordinária do dia 12 de maio durante o Expediente, baseados num ofício de resposta encaminhado pelo DNIT, os Vereadores debateram sobre a municipalização do trecho da BR 153 que passa por Irati e aprovaram uma indicação do Legislativo. Na Ordem do Dia, seis Projetos de Lei foram aprovados por unanimidade de votos.

Durante o Expediente, o Presidente Nei Cabral apresentou indicação solicitando que seja realizado, pela Secretaria de Serviços Urbanos, a recuperação da via pública que faz ligação entre os bairros Lagoa e Engenheiro Gutierrez, garantindo que os moradores possam se locomover diariamente com mais segurança e comodidade.

ORDEM DO DIA

Na Ordem do dia, em segunda votação foram aprovados os projetos de lei nº 017/2020, que dispõe sobre prorrogação do pagamento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS, como medida excepcional de combate aos efeitos da pandemia gerada pela Covid -19 na população iratiense; nº 018/2020, autoriza abertura de crédito adicional especial e suplementar na importância de até R$ 1,455.000,00; nº 019/2020, autoriza o Executivo a abrir crédito adicional suplementar na importância de até R$ 4.500.000,00 e o projeto do Legislativo nº 005/2020 (Nei Cabral e Edson Luís Elias), que denomina o Espaço Esportivo Municipal, localizado no Estádio Municipal Abrahm Nagib Nejm, de “Espaço Esportivo Vadico Cabral”.

Já em primeira votação, foram aprovados os projetos nº 021/2020, que institui e autoriza a cobrança de Contribuição de Melhoria da obra de pavimentação asfáltica da Rua Iapó, no bairro Jardim Virginia e o projeto do legislativo nº 006/2020 (Roni Surek), que denomina a Unidade de Saúde do bairro Rio Bonito, de “UBS Enfermeira Izabel Maria Batista”.

PALAVRA-LIVRE

Roni Surek comentou a respeito da reportagem feita pela RPC sobre seu irmão Rubens Surek e esposa que estão viajando pela Argentina. Elogiou também a construção do Espaço Esportivo Municipal, localizado no Estádio Abrahm Nejm, que já está quase pronto com total acessibilidade e conforto. O vereador também enalteceu e parabenizou o trabalho feito por um grupo de amigos, que no final de semana, estiveram fazendo uma limpeza no Rio das Antas, os ‘Amigos do Rio das Antas’. “Parabéns a este grupo pela bela ação e deixo aqui registrado um pedido em nome dos amigos, os quais querem continuar trabalhando, mas segundo eles, de nada adianta a limpeza se o esgoto continuar sendo despejado no rio e oficinas continuarem jogando óleo na água. Os peixes estão morrendo. Precisamos cuidar mais da natureza e para isso é necessário que haja rigorosa fiscalização dos órgãos competentes, da Secretaria do Meio Ambiente, IAP e outros”, clamou.

O Presidente Nei Cabral discorreu sobre a grande preocupação em relação ao covid-19, que vem atingindo o Brasil. “Dos 399 municípios do nosso Estado, 154 já registraram a doença. Dos 50 municípios com maior população do Paraná, Irati ocupa o 31º lugar com 60.727 habitantes e graças a Deus e as atitudes e decisões do prefeito Jorge e dos profissionais da saúde, Irati ainda não possui casos. O prefeito tomou atitudes duras fazendo alguns decretos, visando a conscientização de todos e a prevenção da doença, que vem causando grandes danos. Não devemos pensar em multas e em crise, e sim em vidas, o bem mais precioso que temos. Não me vejo com a doença e não gostaria de ver iratienses com esta enfermidade. Vamos nos unir e nos prevenir. Estamos em período de recesso escolar, mas não é férias. Tem a questão da crise também, mas aqueles que puderem ficar em casa, fiquem. Vamos nos cuidar porque esta doença chega e leva”, alertou o Presidente pedindo a conscientização da população. “Das 50 cidades com maior número de habitantes do Paraná, só quatro ainda não possuem casos e Irati é uma delas. Somos privilegiados graças ao nosso Pai e ao trabalho do Executivo. E lembrem-se quem ama cuida”.

Em um aparte o 2º Secretário Alberto Schereda elogiou o Presidente pelas palavras, afirmando que “é melhor prevenir do que remediar. Vamos nos cuidar, manter distância, lavar as mãos e usar álcool gel, assim evitaremos uma possível epidemia no nosso município”.

Para concluir, o Presidente parabenizou os enfermeiros pelo dia 12 de maio. “Grandes profissionais que com muita dedicação, coragem e esforço salvam vidas. Obrigado”, agradeceu.