Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Presidente fala sobre viagem a Brasília em busca de recursos para o município

Presidente fala sobre viagem a Brasília em busca de recursos para o município

por RAFAELLA publicado 25/11/2021 11h15, última modificação 25/11/2021 11h15
Presidente fala sobre viagem a Brasília em busca de recursos para o município

Presidente Helio de Mello na palavra-livre

Foi realizada no dia 23 de novembro, a 14 Sessão Ordinária do 2º Período do 1º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente seis indicações dos vereadores foram apresentadas. Na Ordem do Dia, quatro projetos foram aprovados.

Na Ordem do Dia, foram aprovados em segunda votação os projetos do executivo nº 056/2021, que autoriza o Executivo a conceder subvenção à ASI – Associação Santos Inocentes – Cidade da Criança, no valor de até R$ 130 mil; nº 057/2021, institui a Política de Incentivo e apoio a inovação e desenvolvimento no município de Irati, estabelece o Marco Tecnológico em âmbito municipal e o nº 058/2021, que dispõe sobre a I Edição do Concurso de Mini Presépios Natalinos de Irati, o qual foi aprovado com Emenda Aditiva da Comissão de Justiça, Redação e Legalidade. Já em primeira votação, foi aprovado o projeto de lei do executivo nº 059/2021, que altera o anexo III, da Lei de Uso e Ocupação do Solo Urbano, Lei Municipal 4231/2016.

Na palavra-livre, o Presidente Helio de Mello discorreu sobre a viagem realizada a Brasília. “Recebi um convite no dia 4 de novembro para discutir assuntos relevantes e de interesse do município com parlamentes que fizeram votos em Irati e que têm enviado recursos para nossa comunidade. Convidei o prefeito Jorge para ir junto e o vereadores Leomar Jacumasso e Cezar Jacumasso também nos acompanharam. Visitamos gabinetes e ministros e enquanto aguardávamos o voo encontramos o senador Flávio Arns e conversamos sobre algumas possíveis ações. Em Brasília junto com o Deputado Evandro Roman participamos de uma discussão sobre a situação do Enem no Brasil.  No gabinete do Roman, o qual tem investido recursos na região do Pinho, solicitamos a pavimentação da estrada de Gonçalves Júnior até o distrito de Itapará. Senti esperança, ele assumiu este compromisso. Também reivindicamos recursos para completar o trecho de acesso à comunidade do Pirapó. Roman afirmou que quando for inaugurar a estrada do pinho, dará a ordem de serviço para a pavimentação de parte da estrada de Gonçalves Júnior até o Itapará”, comemorou o Presidente.

Helio também contou que em visita ao gabinete da deputada Federal Leandre Dal Ponte, o prefeito Jorge Derbli levou um projeto de revitalização da Feira do Produtor, onde será investido R$ 520 mil em homenagem a comunidade polonesa de Irati. “Falamos também sobre a possibilidade de resgatar um recurso de R$ 800 mil que havíamos perdido para cobertura da pista de laço do CT Willy Laars. Este recurso já havia sido destinado a Irati, mas com a mudança do Presidente foi extinto o Ministério, que tinha a verba para tal obra, que será importante para o município tendo em vista, que no dia 20 de novembro, representando a Câmara, o vereador Cezar Jacumasso esteve em Curitiba participando do Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha, onde ficou programado que Irati sediará em 2023 a final do brasileiro, serão mais de 15 mil pessoas envolvidas no evento e 15 dias de atividades”, relatou.

O Presidente contou ainda que durante a viagem a Brasília, conversaram também com Ministros, Deputado Federal Valdir Rossoni e demais autoridades. “Fomos muito bem recebidos e atendidos e as conversas ganharam corpo”, afirmou. Mello também falou sobre a Câmara Mirim. “Nesta terça (23), estivemos com os Mirins na Prefeitura entregando as indicações apresentadas por eles pessoalmente ao prefeito. Foi um momento marcante”. Por fim, o Presidente agradeceu ao Executivo, que nesta semana, realizou a entrega de um computador e uma impressora em todas as escolas do município.

Acompanhe a Sessão Ordinária no ícone “Sessões Gravadas”.