Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Presidente fala sobre o Dia Mundial da Atividade Física e reafirma a importância do projeto que reconhece o exercício físico como atividade essencial

por RAFAELLA publicado 08/04/2021 09h05, última modificação 08/04/2021 09h13

Presidente Helio de Mello

Foi realizada na tarde de terça-feira (6 de abril) a 10ª Sessão Ordinária do ano. Os vereadores apresentaram nove indicações, que foram lidas e comentadas durante o Expediente. Na Ordem do Dia, um projeto de lei do Executivo foi aprovado por unanimidade de votos. Na palavra-livre, o Presidente Helio de Mello discorreu sobre o Dia Mundial da Atividade Física.

No Expediente os vereadores apresentaram nove indicações ao Executivo, recomendando a manutenção de vias urbanas e melhorias nos bairros. Somente neste ano de 2021, a Casa de Leis já encaminhou à Prefeitura 103 indicações.

Na Ordem do Dia, foi aprovado em segunda votação o projeto de lei do Executivo nº 008/2021, que autoriza a reestruturação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social (Cacs), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

PALAVRA-LIVRE

Na palavra-livre, o Presidente e Professor de Educação Física - Helio de Mello discorreu sobre o dia 6 de abril - Dia Mundial da Atividade Física. “Acredito que neste período de pandemia ampliou-se o pensamento sobre qualidade de vida. Sempre uso esta frase com meus alunos, ‘nós existimos enquanto nosso corpo existe’ - uma dualidade - corpo e mente”, comentou Mello agradecendo aos parlamentares pela aprovação unânime do projeto de lei de sua autoria nº 001/2021, que reconhece a prática da atividade física e do exercício físico como essenciais para a população de Irati em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade, bem como em espaços públicos.

O Presidente citou ainda a Organização Mundial da Saúde – OMS que com o objetivo primordial de incentivar as pessoas a serem mais ativas para um mundo mais saudável, lançou um plano de ação sobre atividade física e saúde. “O Plano mostra como os países podem reduzir a inatividade física em adultos e adolescentes em 15% até 2030 e recomenda um conjunto de 20 áreas políticas, que combinadas, têm o objetivo de criar sociedades mais ativas por meio da melhoria dos ambientes e oportunidades para pessoas de todas as idades praticarem mais caminhadas, ciclismo, esportes, recreação, dança e jogos”, relatou o Presidente afirmando que em Irati existem muitas construções e espaços que podem ser utilizados para oferecer oportunidades às pessoas que muitas vezes não podem pagar academias”, alertou Helio.

Mello afirmou que é preciso ampliar a compreensão do papel da prática esportiva como ferramenta para melhorar a qualidade de vida. “O foco deve ser a promoção da saúde e não somente o tratamento ou prevenção de doenças. A orientação de um profissional de Educação Física é fundamental para que seja correta a execução do exercício, evitando lesões e estimulando a saúde. Com conhecimentos de anatomia, biomecânica e da fisiologia do exercício, o profissional de Educação Física é capaz de prescrever exercício levando em conta o tipo físico e o condicionamento do indivíduo”, destacou.

Por fim, o Presidente reproduziu um vídeo do Dr. Drauzio Varela reforçando a importância da atividade física para manter a saúde do corpo. “A natureza, a lua, as estações e a vida são feitas de fases, portanto, aproveitemos as nossas fases”, concluiu Helio de Mello.

Acompanhe a Sessão Ordinária completa através do ícone “Sessões Gravadas”.