Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Prefeitura Municipal presta contas do 3º Quadrimestre de 2023

Prefeitura Municipal presta contas do 3º Quadrimestre de 2023

por Ana Moraes — publicado 01/03/2024 14h19, última modificação 01/03/2024 14h19
Prefeitura Municipal presta contas do 3º Quadrimestre de 2023

A prestação de contas acontece conforme previsto no art. 54 da Lei Complementar n°101/100

Na última quarta-feira (28), a Prefeitura de Irati realizou a Audiência de Prestação de Contas, referente ao 3º quadrimestre de 2023, ou seja, dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, em cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. A Audiência foi conduzida pelo presidente da Comissão de Finanças, Tributos e Orçamento, vereador José Renato Kffuri e contou a presença do vereador Leomar Jacumasso, membro da referida Comissão e da vereadora Teresinha Miranda Veres. Também estiveram presentes representantes do Observatório Social e cidadãos iratienses.

A explanação das contas foi realizada pela chefe do Departamento de Contabilidade da Prefeitura, Joby Ayub. Conforme o balanço orçamentário consolidado apresentado, a Prefeitura dispôs de uma receita de R$ 311.492.000,00; despesa de R$ 280.512.000,00 e superavit de R$ 30.980.000,00. A chefe de Contabilidade apresentou as despesas por funções e subfunções de todas as secretarias municipais, os balanços orçamentários com receitas por categoria econômica do Executivo e do Capsirati desdobrados.

Conforme Joby, os relatórios de contas públicas são publicados nos órgãos oficiais do município para trazer transparência à população. Também destacou que o levantamento de dados ajuda no equilíbrio financeiro e a assegurar as metas fiscais estabelecidas pela gestão.

Na sequência, o Secretário Municipal de Saúde, João Almeida Junior, explicou detalhadamente sobre o orçamento da pasta no período do 3º quadrimestre do 2023. João tratou sobre os gastos com consultas médicas; exames básicos; odontologia; consultas e exames especializados; farmácia básica; entre outros assuntos.

Ao longo da audiência, o vereador José Renato Kffuri, a vereadora Teresinha Miranda Veres e os membros do Observatório Social de Irati fizeram importantes questionamentos que foram respondidos por Joby, João Almeida e, em alguns casos, pelo Secretário de Finanças, Juarez Miguel da Silva.

A audiência, transmitida ao vivo, pode ser acompanhada na íntegra pelo site www.irati.pr.leg.br  através do ícone “Sessões Gravadas”.