PL que declara de Utilidade Pública no Município o “Centro Cultural Clube do Comércio” é aprovado
Na Sessão Ordinária do dia 18 de março foi aprovado em segunda votação, por unanimidade de votos, o Projeto de Lei nº 005/2025, que declara de Utilidade Pública no Município de Irati o “Centro Cultural Clube do Comércio”. De autoria do vereador Alcides Cezar Pinto, o projeto atende a uma reivindicação da entidade.
Conforme Alcides, o Centro Cultural Clube do Comércio é um espaço onde são oferecidas aulas de violão, coral, instrumentos de orquestra, teclado, bateria, teoria musical, francês, polonês e italiano. “Também serve para consultas históricas, sedia encontros do coral Gaudeamus In Domino, do Grupo de Serestas de Irati, do Núcleo de Irati da Braspol, da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS), do projeto de Musicalização Artística Infantil (Muzarti), do Grêmio Haicai “Chão dos Pinheirais” e do Grupo de Canto João Paulo II. Promove ainda sessões do Cine Clube Denise Stoklos, que são sempre gratuitas”, relatou Alcides reafirmando a importância deste espaço para comunidade.
O vereador salientou ainda que o Clube do Comércio é um equipamento cultural registrado nos Sistemas de Informação da Cultura do Estado do Paraná (SIC Cultura), no Inventário da Oferta Turística do município e no Plano Municipal de Cultura de Irati. Tendo em vista os serviços de grande relevância pública prestados pelo Clube do Comércio no Município, os vereadores aprovaram, em duas votações, por unanimidade de votos a matéria.
Para o autor do projeto, a cultura é essencial para a identidade de um povo, promovendo conexões sociais e diversidade. “Ela enriquece a vida e é vital para a convivência”, enfatizou. O projeto aprovado segue agora para sanção do prefeito.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)





