Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / PL para instalação do SAMU na região é aprovado por unanimidade de votos

PL para instalação do SAMU na região é aprovado por unanimidade de votos

por RAFAELLA publicado 11/07/2019 11h08, última modificação 02/03/2023 08h41
PL para instalação do SAMU na região é aprovado por unanimidade de votos

Sete projetos foram apreciados na Ordem do Dia

   Na Sessão Ordinária do dia 09 de julho, um novo Projeto de Lei do Executivo, uma Moção de Aplausos e quatro Indicações do Legislativo foram lidas no Expediente. Na Ordem do Dia, uma Moção de Aplausos e sete projetos foram apreciados e aprovados. A Tribuna Popular foi utilizada pela cidadã Milene Aparecida Padilha Galvão, que argumentou e questionou sobre diversos assuntos e apresentou dados técnicos sobre instituições e organizações da sociedade civil que estão de alguma forma sendo negligenciadas pelo poder público. A Sessão foi acompanhada pela vereadora mirim, Luana Loriany Maria Schuerts de Lima, da Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento.

   Através de indicação o vereador Alberto Schereda sugeriu estudos para construção de uma passarela para pedestres na Rua Teixeira Soares, no bairro Rio Bonito. Edson Luís Elias solicitou a instalação de cobertura nos pontos de ônibus da Rua Henrique dos Santos Pepe, próximo à Floricultura Vila Flores, na Vila São João e na Rua Trajano Grácia, em frente ao nº 1400, sentido bairro-centro, próximo ao Salão de Beleza Vacari. Também sugeriu a implantação de uma travessia elevada na Rua Trajano Grácia, próximo à Congregação Cristã do Brasil e a substituição, com urgência, das lâmpadas queimadas nos postes de iluminação pública existentes na Avenida das Torres (entre o CTG e bairro Alto da Lagoa).

ORDEM DO DIA

   Na Ordem do Dia, foi aprovada em Única Votação a Moção de Aplausos nº 001/2019 (Mesa Diretora), que concede Moção de Aplausos aos atletas: Isabela Carla Cordeiro da Silva Francos; Maurício Gonçalves da Silva; Sidenei Bianco Borato e Vinicius César da Silva e aos professores: Éliton Eduardo Cândido e Luciano Menon pelos resultados conquistados durante o “Parajap’s”– Jogos Abertos Paradesportivos, que aconteceu em Londrina, entre os dias 19 e 23 de junho de 2019.

   Em segunda votação foi aprovado o projeto nº 055/2019 (Executivo), que ratifica o Protocolo de Intenções assinado pelos prefeitos pretendentes da instalação do SAMU na região da Amcespar e de outros municípios paranaenses e os PLs do Legislativo nº 028/2019 (Roni Surek), que declara de Utilidade Pública no Município o “Instituto Espiritualista Casa do Caminho – IESCO” e o nº 029/2019, que denomina ruas do Loteamento Village Solaris.

   Em primeira votação, foram aprovados os projetos de lei nº 056/2019, que autoriza o Executivo a cobrir parte do ônus econômico-financeiro da Agência de Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro Sul do Estado do Paraná- ADECSUL em razão de sua condição geral de Entidade - Sede da Instância de Governança do Turismo Regional – IGR “Terra dos Pinheirais”, Paraná; nº 057/2019, autoriza o Executivo a celebrar acordo judicial nos Autos nº 0000607 – 91.2006.8.16.0095, que tramita na 1ª Vara Cível da Comarca de Irati-PR, em que figura como parte autora a Sra. Marlene de Lara; nº 058/2019, altera a Lei Municipal nº 4231/2016, que dispõe sobre o Uso e Ocupação do Solo Urbano e Rural de Irati e o nº 059/2019, que dispõe sobre as Diretrizes para a Elaboração da Lei Orçamentária para o Exercício 2020.

PALAVRA-LIVRE

   Rogério Luís Kuhn passou um vídeo da Deputada Leandre Dal Ponte convidando para participar da manifestação em defesa das mulheres vítimas de violência, parabenizando a sociedade pela mobilização, pois o Silêncio realmente Mata. Comentou também que a Deputada repassou R$ 34 mil para Apae, já liberado, e R$ 500 mil para Santa Casa de Irati. Ainda sobre a manifestação do dia 11, contra a violência praticada contra a mulher Kuhn comentou a respeito dos crescentes acontecimentos, desde o feminicídio, violência doméstica e assédio. Conforme o vereador, o evento foi realizado principalmente devido ao fato registrado com a professora Diva recentemente. Rogério destacou ainda o trabalho da Câmara, que também institui a Procuradoria da Mulher contando que esteve representando a Casa no dia 5 de julho no primeiro encontro de mulheres realizado pela Uvepar em Curitiba. Para concluir, o vereador destacou as pautas da manifestação em Irati: “Delegacia da Mulher já prometida e mencionada pela deputada Leandre, onde ela obrigará o estado em cinco anos a construir, obrigatoriamente, em municípios sedes de microrregiões, sendo que Irati será contemplada. O segundo ponto foi o não à violência e o terceiro alvo a educação para equidade e não igualdade”. Sobre o Samu, Rogério disse que foram favoráveis depois de sanadas todas as dúvidas, de algo que segundo ele, “será bom e saudável para a região”.

   Roni Surek lamentou a paralisação das obras da nova escola na Vila Nova. “Destaco esta obra porque, através de economias desta casa, foi repassado um valor para compra do terreno. Soube através de informações, que inclusive haviam caminhões carregando ferros que lá estavam sendo levados para outra obra. Pedi informações ao secretário de engenharia, Adriano, o qual informou que não estão sendo feitos repasses por parte do governo federal e a empresa tem que bancar o custo das medições para depois vir o dinheiro”, lamentou. Sobre o Samu, “Dei meu voto favorável, pois foram muitos estudos, discussões, reuniões e chegamos à conclusão que neste momento o Samu é viável para Irati e região.  Vamos acreditar e confiar que os responsáveis vão trabalhar com afinco e dedicação com o dinheiro público. Segundo o prefeito, a Prefeitura tem dinheiro”, afirmou. Ainda referindo-se a saúde, Roni cobrou em relação a ausência de dentistas, psicólogos, otorrinolaringologistas, entre outros profissionais. “As filas estão aumentando”. Sobre a sua indicação solicitando coberturas nos postos de saúde, afirmou que nada foi feito até agora. “Na audiência pública de prestação de contas cobrei da secretária uma solução. Para que os postos fossem abertos antes e as pessoas pudessem ase abrigar. Estive visitando os postos e a situação continua o mesmo”, lamentou o vereador.

TRIBUNA POPULAR

    Através de ofício, a cidadã Milene Aparecida Padilha Galvão, fez uso da Tribuna Popular para argumentar e questionar, bem como apresentar dados técnicos sobre instituições e organizações da sociedade civil que estão de alguma forma sendo negligenciadas pelo poder público municipal: Lei Municipal n° 4666/2019 sancionada em 08 de maio de 2019 - sobre reversão de espaço físico ao município; situação atual da Casa do Artesão; situação Atual Indígenas; prestação de serviços e ações do Instituto Equipe de Educadores Populares - IEEP desde sua fundação em 1994 até os dias atuais. Os vereadores fizeram muitos questionamentos e apontamentos em relação a explanação.

A Sessão Ordinária na íntegra pode ser acompanhada através do ícone “Sessões Gravadas”.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

 

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO