Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / PL homenageia Maria Eugênia Mendes com nome de Rua no Loteamento Professor Lico

PL homenageia Maria Eugênia Mendes com nome de Rua no Loteamento Professor Lico

por RAFAELLA publicado 29/06/2023 14h36, última modificação 29/06/2023 14h36
De acordo com Vera, autora do projeto, Maria Eugênia (in memoriam) era avó do influencer digital Jesse Koz, que ficou conhecido no Brasil e no mundo por viajar 17 países em um fusca com seu cachorro Shurastey
PL homenageia Maria Eugênia Mendes com nome de Rua no Loteamento Professor Lico

Autorua do projeto, Vera e familiares da homenageada

Foi realizada na noite do dia 27 de junho, a 20ª Sessão Ordinária do 1º Período do 3º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, um projeto de lei e sete indicações dos vereadores foram apresentadas. A Tribuna Popular foi utilizada pela coordenadora do curso de Administração do Centro Universitário São Vicente Uniguairacá, que discorreu sobre o curso da instituição ‘Vereança e Processos Legislativos’.

No Expediente, além das indicações, foi lido o Projeto de Lei do Legislativo nº 012/2023 (José Ronaldo Ferreira, Dr. João Henrique Duarte, Alcides Cezar Pinto e Vera Maria Gabardo), que autoriza a Câmara Municipal de Irati a firmar Termo de Cessão de Uso com a Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro. A matéria já lida segue agora para as Comissões Competentes da Casa que deverão emitir pareceres.

Na Ordem do dia, foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 025/2023, que altera o art. 1º da Lei Municipal nº 4639/2019 e o Projeto de Lei do Legislativo nº 010/2023 (Vera Maria Gabardo), que denomina a Rua “I” do Loteamento Professor Lico, no bairro Engenheiro Gutierrez, de Rua Maria Eugênia Mendes.

A autora do projeto nº 010, discorreu sobre a biografia de Maria Eugênia (in memoriam). “Nasceu no dia 1º de setembro de 1947, no município de Irati na localidade de Rio do Couro, onde morou até os 15 anos de idade. Depois Maria mudou-se para Irati e se casou com Valtemir Mendes, que era Policial Militar lotado no Batalhão de polícia florestal, hoje Força Verde, onde trabalhou durante 31 anos. O casal teve dois filhos, quatro homens e duas mulheres. Porém, Maria faleceu muito nova no dia 21 de janeiro de 1985, aos 38 anos de idade. Era avó do influencer digital Jesse Koz que ficou conhecido no Brasil e no mundo por viajar 17 países em um fusca com seu cachorro Shurastey, os quais faleceram em um acidente nos Estados Unidos no dia 23 de maio de 2022”. O projeto foi bastante elogiado pelos vereadores, que enalteceram a escolha da vereadora.

Em primeira votação, foi aprovado o projeto nº 026/2023, que institui o Programa Municipal de Regularização Fundiária de Áreas Industriais do Município de Irati e o Projeto de Lei do Legislativo nº 011/2023 (Alcides Cezar Pinto), que denomina a Rua Projetada 01 do Loteamento Vila Verde, no bairro Alto da Lagoa, de Rua Maria Rosa Pacheco Kremer.

TRIBUNA POPULAR

A coordenadora do curso de Administração do Centro Universitário São Vicente Uniguairacá, Janete Probst Munhoz, discorreu sobre o curso da instituição ‘Vereança e Processos Legislativos’. “Um curso superior tecnólogo que prepara os estudantes para um importante papel na construção e transmissão do conhecimento. Ao se formar, o aluno poderá conhecer as atribuições profissionais, planejar, organizar, fiscalizar, realizar projetos de leis com base na realidade local, sugerir ações e participar no desenvolvimento local e/ou regional, compreendendo o universo das organizações públicas”.

Os vereadores elogiaram a explanação da coordenadora, refirmando a importância do curso. O Presidente José Ronaldo Ferreira agradeceu a presença da Sra. Janete e parabenizou pelo trabalho da instituição, reiterando o compromisso e objetivo desta Casa de Leis de trabalhar junto em defesa de uma melhor qualidade de vida para a população.

Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra pelo site no ícone “Sessões Gravadas”.