Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / PL 047/2023 que trata do Plano Plurianual para o período de 2022/2025 é aprovado em primeira votação

por RAFAELLA publicado 30/11/2023 10h46, última modificação 30/11/2023 10h46

Projeto de Lei nº 047/2023

No dia 28 de novembro, foi realizada a 18ª Sessão Ordinária do 2º Período do 3º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, uma Moção de Aplausos, seis indicações e um requerimento dos vereadores foram apresentados.

No Expediente foi lida a Moção de Aplausos nº 010/2023, que registra e concede por meios dos Vereadores Vera Maria Gabardo, Alcides Cezar Pinto, Helio de Mello e Teresinha Miranda Veres Moção de Aplausos ao Conselho Tutelar de Irati.

Na Ordem do Dia, foram aprovados em segunda votação os Projetos de lei do Legislativo nº 019/2023 (Helio de Mello), que concede o Título de Cidadão Honorário do Município de Irati ao Senhor José Nelson Menon e o Projeto nº 020/2023 (Teresinha Miranda Veres), que concede o Título de Cidadão Honorário do Município de Irati ao Senhor Edison Uliana.

Já em primeira votação, foram aprovados os Projetos de Lei nº 047/2023, que altera a Lei Municipal nº 4.943/2021, que dispõe sobre o Plano Plurianual para o período de 2022/2025 e o nº 048/2023, que autoriza a Loja Maçônica União e Progresso 979 a implantar um monumento a rotatória da praça Edgard Andrade Gomes e dá outras providências. O Projeto de Lei nº 046/2023, que autoriza o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional – Conder a contratar, por meio de parceria público privada os serviços de iluminação pública no Município de Irati, Estado do Paraná, e altera a Lei Municipal nº 1922/2022 foi retirado de pauta para uma melhor análise dos vereadores.

PALAVRA-LIVRE

Helio de Mello elogiou o trabalho da Casa pela condução dos trabalhos da 10ª Legislatura do Programa Câmara Mirim. “Semana passada foi realizada a tão sonhada viagem, onde os Mirins visitaram o Palácio Iguaçu e a ALEP. O Programa é uma verdadeira aula de cidadania, a vida de uma cidade passa pelos bancos de uma escola. A nossa é uma das poucas câmaras do Paraná que tem este projeto, muitas crianças que participaram do 1º ano do Programa já estão formadas, parabéns à Mesa, ao Legislativo pelo trabalho e à Secretaria de Educação pela parceria”. O vereador também comentou a respeito de uma reunião realizada em Irati no início de novembro com a participação do deputado Luciano Ducci, momento em que foi solicitado a ele a intervenção sobre alguns recursos que estão travados dentro da esfera federal, como R$ 500 mil para continuidade de mais um trecho de pavimentação da estrada do Pirapó. “Felizmente, na última semana veio a notícia indicando alguns recursos que estão garantido para fazer mais estre trecho. Peço ajuda aos parlamentares para o nosso município, aqui tem eleitor e pessoas de bem, precisamos de investimentos. Em relação a estrada de Gonçalves Júnior a Itapará, a luta é a mesma, conversamos com alguns deputados e queremos colocar o próximo trecho de estrada dentro da Campina de Gonçalves Júnior”, afirmou. Para concluir, Helio pediu encarecidamente ao prefeito Jorge que pague horas extras para os funcionários trabalharem nos finais de semana ou à terceirizada para atender os produtores rurais. “Precisamos dar condições para que os agricultores podem tirar as suas safras e os alunos possam concluir o ano letivo”.