Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Pista de Laço do CT Willy Laars recebe o nome do Vereador Nei Cabral

Pista de Laço do CT Willy Laars recebe o nome do Vereador Nei Cabral

por RAFAELLA publicado 31/05/2023 14h35, última modificação 31/05/2023 14h54
Pista de Laço do CT Willy Laars recebe o nome do Vereador Nei Cabral

Nei Cabral (in memoriam)

Foi aprovado em duas votações por unanimidade de votos, o Projeto de Lei nº 006/2023, que denomina a pista de laço do CT Willy Laars de “Pista de Laço Nei Cabral”. A denominação proposta pelo Vereador Helio de Mello, faz justa e merecida homenagem ao Nei (in memoriam), pela sua trajetória de respeito e amor pelo tradicionalismo, “alguém que deixou registrada a sua marca neste espaço pelo prazer que tinha de estar na garupa de um cavalo laçando”, destacou Mello. As discussões e votações do projeto foram acompanhadas pela esposa, filhos, netos e irmãos do vereador Nei, que faleceu em setembro de 2022.

Helio leu a biografia do homenageado: “Valdenei Cabral da Silva, Nei Cabral, como era popularmente conhecido, natural de Inácio Martins, nasceu no dia 08 de novembro de 1973. Empresário e proprietário de Posto de Combustível há mais de 30 anos no Guamirim. Sempre voltado aos interesses coletivos, iniciou sua trajetória política no ano de 2004, quando foi eleito pela primeira vez vereador pelo PDT / Gestão 2004-2008. Com um trabalho reconhecido pela comunidade, foi reeleito vereador na gestão 2013-2016. Durante o biênio 2015-2016 foi eleito vice-presidente da Mesa Diretora. E, pela terceira vez, foi eleito pelo PDT vereador na Legislatura 2017-2020. Tornou-se Líder do Governo na Casa biênio 2017-2018 e Presidente da Mesa Diretora no biênio 2019-2020. Em novembro de 2019, assumiu também como prefeito interino pelo período de 15 dias a Prefeitura Municipal de Irati. Durante todos os anos no Legislativo, Cabral atuou como membro ou presidente de todas as comissões permanentes da Casa, sendo autor de inúmeros projetos de lei, incluindo o Projeto Irati – A Gente Cresce sem Corrupção, que foi um dos grandes marcos de 2019. No ano de 2020, desfiliou-se do PDT e ingressou no Partido Verde, iniciando uma nova trajetória política. Em 2021, foi eleito vereador pelo PV, obtendo 1029 votos, sendo o vereador mais votado da Legislatura. No decorrer da vida pública procurou desenvolver um trabalho junto à comunidade, lutando sempre por uma Irati mais justa e melhor. Porém, desde 2021, Nei vinha lutando contra um câncer, o qual se agravou no ano passado e ele acabou não resistindo, deixando um grande legado a esta Casa de Leis, à cidade de Irati, ao tradicionalismo e em especial à comunidade do Guamirim”, afirmou.

Cabral, segundo Helio, foi uma pessoa alegre, tinha muitos amigos e era fascinado pelo tradicionalismo. “Como cidadão escolheu Irati e pode demonstrar o seu amor pela cultura e pela tradição campeira do laço. Homenageá-lo nesta pista é o mínimo que podemos fazer pelo trabalho que prestou a Irati e pelo prazer que tinha de estar na garupa de um cavalo. Em breve teremos em Irati mais uma festa, mais um rodeio, e o nome do nosso querido amigo Nei estará eternizado na Pista de Laço”.

Teresinha Miranda Veres elogiou o projeto e disse que teve a oportunidade de trabalhar e aprender com o Nei. “Convivi pouco, mas aprendi muito com ele, sem dúvidas, deixou sua marca por onde passou”. Emocionada, Vera Gabardo comentou sobre o orgulho de ter trabalhado em algumas campanhas eleitorais para o Nei. “Não conheci uma pessoa tão querida e tão elegante como ele, um ser especial que deixou saudades, pois ainda tinha muito a fazer por Irati”. Leomar Jacumasso reafirmou a grande amizade com o homenageado. “Nos ajudávamos muito na Casa, éramos parceiros. No último rodeio, ele já estava com dor no braço e mesmo assim não errou nenhuma armada, acertou todas”, relembrou. Alcides Cezar Pinto recordou o início do mandato na Câmara. “O Nei, mesmo como adversário político, sempre me ajudou, foi um grande incentivador”.

José Ronaldo Ferreira cumprimentou o vereador Helio pela escolha do nome para denominar a Pista de Laço. “O nome do nosso amigo Nei ficará cravado na pista de laço representando o seu trabalho e a sua dedicação à população de Irati e ao tradicionalismo”, enalteceu. Aprovado em duas votações, o projeto segue agora para sanção do prefeito.