Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Outubro Rosa - Legislativo apoia a luta contra o câncer de mama

Outubro Rosa - Legislativo apoia a luta contra o câncer de mama

por RAFAELLA publicado 06/10/2022 09h59, última modificação 06/10/2022 09h59
Durante o mês de outubro, o hall de entrada da Câmara estará iluminado com a cor rosa com o intuito de chamar a atenção para a doença e alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama
Outubro Rosa - Legislativo apoia a luta contra o câncer de mama

Vereadora Teresinha e Presidente Helio de Mello

Na Sessão Ordinária do dia 4 de outubro, os vereadores manifestaram apoio à campanha Outubro Rosa, a qual visa reforçar o alerta sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A vereadora Teresinha Miranda Veres usou a palavra-livre da Sessão para discorrer sobre a importância da prevenção. Durante todo o mês, o hall de entrada da Câmara estará iluminado com a cor rosa com o intuito de chamar a atenção para a doença, que é responsável pelo maior número de mortes entre as mulheres.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), além de ser causa de maior mortalidade entre as mulheres, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, perdendo apenas para o câncer de pele. Conforme o Presidente Helio de Mello, a conscientização sobre a prevenção da doença é fundamental para reduzir o número de casos. “Se a doença for descoberta logo no início, um em cada três casos de câncer de mama, pode ser curado. O diagnóstico precoce, obtido por meio de autoexames, é a melhor chance de detectar a doença no início. As mulheres não devem ter medo de se tocar, a maioria dos casos são descobertos por elas mesmas”, alertou o Presidente lembrando ainda que a Secretaria de Saúde de Irati oferece gratuitamente exames preventivos e mamografia às mulheres, e neste mês de outubro, os horários estão estendidos para melhor atender a todas.

A vereadora Teresinha Miranda Veres reforçou a campanha ‘Outubro Rosa’, celebrada todo ano com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama. “O Outubro Rosa é um alerta para todos, sobretudo às mulheres, pois o diagnóstico precoce nos casos de câncer de mama aumenta a taxa de cura. Dentre as formas de detecção precoce está o autoexame. É através dele que mais de 80% dos tumores são descobertos. Por isso é importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração nas mamas. Tocar o corpo e reconhecer possíveis alterações é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher com a sua própria saúde e com o seu bem-estar”.

Teresinha também parabenizou o esforço e o trabalho da Anapci, que está sempre realizando palestras, eventos, caminhadas e demais atividades para chamar a atenção, especialmente, das mulheres para o cuidado com a saúde. “A prevenção é o melhor remédio. O autoexame é um grande ato de amor com seu corpo e sua vida. Se toque, se olhe, se ame. O mesmo cuidado serve também para prevenir o câncer do colo de útero”, enfatizou a parlamentar.

PREFEITURA DE IRATI

Com o objetivo de promover a prevenção ao câncer de mama e câncer de colo do útero, a Prefeitura de Irati, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou no dia 30 de setembro as ações do Outubro Rosa. Este ano, a campanha vai se estender até dezembro e também contará com sorteios de prêmios para as mulheres que forem as unidades de saúde para realizarem seus exames preventivos. A campanha visa estimular as iratienses a realizarem a coleta de exame de Papanicolau e exame de mamografia.