Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / No Dia da Bandeira do Brasil, Câmara propõe reflexão sobre o valor da preservação de símbolos nacionais

por RAFAELLA publicado 19/11/2021 14h55, última modificação 19/11/2021 15h47

Vereadores, Vereadores Mirins, Prefeito, Secretários, Professoras e Diretoras de Escolas

Nesta sexta-feira, 19 de novembro, a Câmara realizou na Praça da Bandeira uma solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira, criado por meio do Decreto de Lei nº 4, no dia 19 de novembro de 1889. A Bandeira do Brasil é considerada o símbolo máximo da nossa nação. O evento realizado ao som do Hino Nacional e do Hino à Bandeira contou com a presença dos Vereadores, Vereadores Mirins, Professoras e Diretoras, Prefeito Jorge Derbli, Secretários Municipais e Guarda Municipal de Irati.

Durante a solenidade, o Presidente Helio de Mello discorreu sobre a importância desta ação, que representa uma homenagem ao símbolo máximo da nossa nação “a bandeira mais bonita que existe”. Disse ainda que esta iniciativa de amor à pátria, deve ser continuada todos os dias nos lares e escolas com o respeito nas famílias e entre as pessoas, melhorando a convivência em sociedade.

O Secretário de Cultura, Patrimônio, Histórico e Legado Étnico, Alfredo Van Der Neut falou sobre a história da Bandeira, citando as 27 estrelas na esfera azul celeste, que representam os estados da federação, incluindo o nosso Paraná. “Dia 19 de novembro não é feriado, mas é um dia que representa a nossa Ordem e Progresso”, destacou.

O prefeito Jorge Derbli enalteceu a iniciativa da Câmara. “Um pequeno ato de civismo, mas de muita importância. Uma ação educativa que faz com que as nossas crianças aprendam desde cedo a importância do patriotismo”, elogiou.

Em homenagem à Bandeira Nacional, os Vereadores Mirins e Suplentes levaram para suas casas e escolas mudas de ipê amarelo, árvore símbolo do Brasil. Helio agradeceu à Secretaria de Meio Ambiente do Município, que contribuiu com a solenidade doando as mudas, com foco também na preservação do meio ambiente. “Plantar árvore, é plantar vida”, afirmou o Presidente.