Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Na Tribuna, Presidente do Núcleo da Braspol de Irati relembra trajetória dos imigrantes poloneses

por RAFAELLA publicado 23/10/2019 17h15, última modificação 23/10/2019 17h15
“150 anos da imigração polonesa no Brasil. Uma história marcada por lutas, pela manutenção do território e pela liberdade”, destacou Nelsi Pabis

A Tribuna Popular da Sessão Ordinária do dia 22 de outubro, foi utilizada a convite do Vereador Roni Surek, através de indicação aprovada por todos os vereadores, pela Presidente do Núcleo da Braspol de Irati - Nelsi Pabis, que discorreu sobre os 150 anos da imigração polonesa no Brasil.

Antes de iniciar a explanação, o Grupo de Canto João Paulo II de Irati cantou o Hino Nacional da Polônia em homenagem a pátria e aos imigrantes poloneses. Nelsi fez um breve relato da história da Polônia justamente no dia 22 de outubro, data dedicada a João Paulo II. A explanação da Presidente da Braspol, relembrou a trajetória dos imigrantes poloneses e a história da Polônia, que é marcada por lutas, pela manutenção do território e liberdade. “As celebrações de datas festivas, os concursos literários nas escolas, sessões fílmicas, coordenação de grupo de canto, programa de rádio sobre a Polônia, publicações em revistas brasileiras e polonesas, participações em eventos, entre outras ações, são as formas que temos de manter viva a cultura dos nossos antepassados”, afirmou Nelsi.

A Presidente contou que em 2021, será comemorado 150 anos da imigração Polonesa no Paraná. “O Núcleo da Braspol de Irati objetiva organizar uma significativa comemoração para marcar a data. O centenário foi comemorado em 1971, temos uma placa alusiva na Praça da Bandeira. Precisamos deixar uma marca como forma de tributo aos antepassados pela coragem em desbravar uma terra desconhecida e contribuir para sua edificação”, afirmou.

Nelsi contou que o Padre Zdzislaw Malczewski, polonês nato, provincial da sociedade de cristo e grande historiador, na missa que celebrou na catedral de Florianópolis, no dia 8 de setembro deste ano, em comemoração aos 150 anos da imigração no Brasil, destacou que muitos dizem que os poloneses são teimosos, mas na verdade, eles são persistentes. “Graças a esta persistência depois de 123 anos de desaparecimento, a Polônia passou a fazer parte do mapa da Europa, teve sua independência e viu restaurada a sua democracia”.

A Presidente da Braspol registrou uma mensagem: “Nestes 150 anos de presença no Brasil rendemos nossa homenagem aos poloneses, nos orgulhamos pela sua persistência em prol da Polônia, que hoje é um país moderno e desenvolvido. Nossos cumprimentos também aos imigrantes pelo seu ato de coragem, persistência, força, fé em Deus e contribuição para construção da identidade do povo brasileiro. Que Deus continue nos iluminando e abençoando para podermos contribuir para o desenvolvimento do Brasil e continuar honrando a pátria dos nossos antepassados”. Por fim, comunicou que no dia 6 de dezembro, às 20 horas, no Salão Vó Tereza, a Braspol irá celebrar o Natal conforme as tradições polonesas. “Todos estão convidados”.

O vereador Roni Surek elogiou a explanação, “uma verdadeira aula”. Agradeceu também ao Padre Anderson Spegiorin, que teve a feliz ideia para que esta noite acontecesse na data dedicada a João Paulo II. “Irati não poderia deixar passar desapercebido um evento tão grandioso como a comemoração dos 150 anos da imigração polonesa no país. O nosso município já tem um coral com o nome de João Paulo e futuramente terá uma Capela na Vila Rural. Me orgulho de ter o sangue polonês correndo nas veias”, elogiou Surek sugerindo ao executivo. “Em 2021 serão 150 anos da imigração polonesa do Paraná e 100 anos da construção do Clube Polonês, sugiro a construção de um monumento em uma das rotatórias de um casal polonês, isso é resgate da cultura”, declarou.

José Bodnar enalteceu a presença da Nelsi na Casa, “presença que nos fez reviver a história da consolidação polonesa no País, no Paraná e em Irai. Tenho 50% de descendência polonesa e 50% ucraniana. Os poloneses não são teimosos, teimoso é quem teima com eles”, brincou. Edson Luís Elias, Marcelo Rodrigues e Nivaldo Bartoski também registram os parabéns ao Núcleo da Braspol pelo belo trabalho realizado.

Helio de Mello afirmou que a explanação da Nelsi foi um conto da nossa história, “um pedaço daquilo que é Irati. Cultura é tradição, é costume, crença, um povo sem cultura é um povo sem história”, relatou Mello relembrando ainda do Clube Polonês, “antes era muito chique realizar casamentos, aniversários e festas lá, precisamos nos unir para que possamos continuar esta história”. O Presidente Nei Cabral agradeceu à convidada pela explanação, registrando gratidão aos imigrantes poloneses que tanto contribuíram para o desenvolvimento do Paraná, bem como aos descendentes que até hoje se esforçam para a conservação do legado e das tradições polonesas da nossa região, especialmente do nosso município.