Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Na Tribuna Popular, produtores de leite expõem dificuldades do setor e pedem socorro

por RAFAELLA publicado 28/09/2023 09h33, última modificação 28/09/2023 09h33

Gilvane Cipriano - membro do Movimento Pró Leite Nacional

No dia 26 de setembro, foi realizada a 9ª Sessão Ordinária do 2º Período do 3º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, sete indicações dos vereadores foram apresentadas. A Tribuna popular, foi utilizada pelo membro do Movimento Pró Leite Nacional, Gilvane Cipriano, que explanou sobre as manifestações do setor em busca de melhores condições e justiça no mercado de lácteos.

Na Ordem do dia, foi aprovado em segunda votação o projeto de lei nº 038/2023, que autoriza o Executivo Municipal a conceder premiação ao Concurso Rainha e Princesas da Expoirati. Já em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Resolução nº 004/2023 (Mesa Diretora), que autoriza a abertura de Crédito Adicional Suplementar no exercício financeiro de 2023, do Legislativo Municipal, na importância de até R$ 205.000,00.

O Presidente José Ronaldo Ferreira parabenizou a Defesa Civil e a Prefeitura pela campanha de arrecadação de donativos às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. “No dia 22 de setembro foi realizada a entrega dos itens da campanha de arrecadação de produtos de limpeza e de higiene pessoal para os moradores dos municípios atingidos por um ciclone, que recentemente devastou o Rio Grande do Sul. A arrecadação de donativos ocorreu em várias cidades do Paraná. Em Irati, a campanha foi realizada em uma semana e sensibilizou a comunidade. Foram aproximadamente 500 itens doados. Os organizadores ficaram felizes com o resultado. As arrecadações foram feitas em um curto período e mesmo assim recebemos um bom volume de donativos que vão auxiliar as vítimas dessa tragédia”, contou.

Alcides Cezar Pinto usou a palavra para discorrer sobre a sua luta junto ao Secretário Santin Roveda para trazer para Irati o evento “Paraná em Ação”. “Vínhamos conversando há um certo tempo, mas o Santin havia informado que a agenda estava apertada, porém, um dos municípios que participaria da Feira acabou desistindo e, portanto, Irati foi incluída. Agradeço ao Governo do Estado por atender ao nosso pedido e aos secretários de Irati pelo apoio, pois cada secretaria entrou com a sua colaboração para que a feira acontecesse. Do dia 27 a 29 de setembro, das 9 às 17h, no Pavilhão do Parque Aquático, a população de Irati terá a oportunidade de usufruir de mais de 200 serviços totalmente gratuitos. O objetivo é proporcionar acesso à cidadania, saúde, inclusão social e outros diversos serviços concentrados em um mesmo local. Serão ofertados diversos serviços de forma totalmente gratuita como: orientação jurídica, atendimento a MEIs, serviços sociais da Copel e Sanepar, cadastro de crianças para educação básica, serviços de saúde, cadastramento da Cohapar, encaminhamento para o mercado de trabalho, entre outros”, comentou o vereador. Nesta quinta (28), segundo o vereador, o líder do Governo, Hussein Bakri também estará em Irati participando do evento.

TRIBUNA POPULAR

Um dos membros do Movimento Pró Leite Nacional, Gilvane Cipriano, explanou sobre as manifestações do setor em busca de melhores condições e justiça no mercado de lácteos. Segundo ele, a atividade leiteira tem uma função social e econômica de extrema importância para o Brasil, presente em 5504 municípios dos 5.570 existentes. “O Brasil é o terceiro maior produtor de leite do mundo. Geramos cerca de 4 milhões de empregos diretos na atividade, além de outros milhões de empregos indiretos em toda a cadeia do leite, até o consumidor final. O leite é um dos alimentos mais completos que os seres humanos consomem, sendo inclusive o primeiro alimento após o nosso nascimento, mas mesmo com toda essa importância, essa atividade está esquecida, quando se trata de políticas públicas. Isso perdura há décadas com um sistema atrasado de comercialização, enraizado e organizado, levando o setor ao colapso”, lamentou.

Em nome dos produtores de leite de Irati e região, Gilvane pediu ajuda. “Precisamos de um olhar diferente para este setor, passou da hora do Brasil resolver estes entraves e destravar esse mecanismo que assola os produtores de leite, temos um ultrapassado modelo, arcaico e prejudicial, que transformou o segmento no único setor, que produz com dificuldades para entregar as indústrias sem saber qual o valor de comercialização dessa mercadoria, algo que, definitivamente, não podemos mais concordar. Precisamos de ajuda, precisamos evoluir, sair dessa inércia, alterando os modelos que nos trouxeram até aqui”, enfatizou.

“Nossas pautas incluem: suspensão imediata das importações do Mercosul. As importações estão sendo favorecidas em especial pelo livre comércio entre os países da América do Sul. Além disso, temos a deficiência de uma legislação, que possibilite, uma TEC mínima para que só produtores de leite brasileiros, tenham competitividade no setor, que é subsidiado pelos países vizinhos, em especial Argentina e Uruguai. Já entrou no Brasil cerca de 12% da produção nacional, sendo que temos uma necessidade de importação apenas de 3%, gerando um estoque imenso de uma mercadoria sem rastreio de produção com qualidades sanitárias e de produção sem fiscalização alguma por órgãos do nosso país. Solicitamos o cancelamento das importações até a verificação se o leite tem origem apenas dos países vizinhos e a procedência com inspeções de qualidade e rastreabilidade”, alertou Gilvane.

Os vereadores manifestaram apoio as demandas do Movimento Pró Leite especialmente no que se refere a importação dos lácteos e seus derivados. O Presidente José Ronaldo Ferreira agradeceu a presença e explanação do Gilvane manifestando apoio da Casa de Leis ao Movimento colaborando com o desenvolvimento deste setor produtivo, em benefício dos produtores de leite e da comunidade em geral.