Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Na palavra-livre, vereadores discutem proposta de congelamento de salários

Na palavra-livre, vereadores discutem proposta de congelamento de salários

por RAFAELLA publicado 28/05/2020 10h55, última modificação 28/05/2020 11h12
Na palavra-livre, vereadores discutem proposta de congelamento de salários

Na Ordem do Dia, um proejto do legislativo foi aprovado por unanimidade de votos

    Na Sessão Ordinária do dia 26 de maio, dois novos projetos do Executivo e Legislativo foram lidos no Expediente, além de quatro indicações e três requerimento dos vereadores. Na Ordem do Dia, um projeto foi aprovado. Na palavra-livre, os Vereadores discorreram sobre diversos assuntos.

   Em relação ao Ofício nº 05/2020 encaminhado pela Adapar, através da Fiscal Agropecuária - Cristina Barra do Amaral Bittencourt, a qual agradeceu o apoio recebido desta Casa em relação a alteração na Lei 4233/2016, que dispõe sobre a Política Municipal de Gestão Animal no Município, os vereadores retribuíram os agradecimentos.  

    Na Ordem do Dia, em primeira votação foi aprovado o projeto de lei do Legislativo nº 007/2020 (Roni Surek), denomina o Centro Municipal de Educação Infantil, em construção na Av. Teixeira Soares esquina com a Rua Virgínio Trevisan, bairro Rio Bonito, de “CMEI Professora Sirlei Nedopetalski Brandalise”.

PALAVRA-LIVRE

   Rogério Luís Kuhn comunicou que a Câmara Federal continua trabalhando na sistemática de videoconferência, inclusive segundo a Deputada Federal Leandre Dal Ponte com muito mais resolutividade a assertividade. Kuhn também anunciou dois projetos aprovados pela Deputada recentemente. “PL 1.888/2020 que cria o auxílio emergencial a instituições de longa permanência de idosos durante a pandemia e o 2007/2020, que emplacou um auxílio especial aos dependentes de profissionais da área da saúde ou de atividades auxiliares essenciais no enfrentamento a pandemia do coronavírus. Registro os nossos agradecimentos à deputada. Cumprimento também a Leandre pelos R$ 50 mil destinados a Apae de Irati e outras do Paraná”. Rogério lembrou também que o Brasil entrará em anos de recessão com redução de salários, diminuição de horas trabalhadas, aumento de seguro desemprego, aumento das necessidades básicas do ser humano, nós vamos regredir, “não se fala muito nisso agora porque é só coronavírus, mas quando passar, vamos escutar muito sobre economia, ou seja, na próxima eleição teremos que pensar para que dirigentes sejam controladores, gestores de caixa, não gastadores em projetos absurdos como acontece. Vi no Rio de Janeiro, que em plena pandemia, pessoas estão roubando. Isso me fez repensar uma maneira de ajudarmos. Sugiro que debatamos o congelamento dos nossos salários para os próximos quatro anos. Não é demagogia política, isso é um dever nosso como cidadão, prestar contrapartida. Nada mais justo que o setor político dê o seu exemplo”, enfatizou. Em apartes, os vereadores agradeceram e enalteceram o trabalho da Deputada Federal Leandre Dal Ponte.

     Marcelo Rodrigues respondeu o vereador Rogério dizendo que a Comissão de Finanças, Tributos e Orçamento já está estudando uma proposta de congelar os salários dos vereadores, secretários, prefeito e vice para os próximos quatro anos”. Comentou também sobre as comunidades de Água Clara e Taquari. “Estivemos recentemente nestas localidades junto com o Raimundo e o Alessandro Trybek visitando ‘in loco’ a área que já conta um poço de água que abastece as referidas comunidades desde 2002, feito pelo ex-prefeito Toti. Mas percebemos que agora precisa de ampliação para atender todas as famílias. O prefeito analisou e prometeu que vai perfurar um poço lá. Um poço artesiano já foi feito na comunidade de Arroio Grande, e também será feito no Faxinal dos Mellos. Também serão ativados dois poços que foram perfurados em 2017 na comunidade de Cachoeira do Palmital e em Alvorada. Sobre este que será feito na Água Clara, em conversa com o Raimundo, há possibilidade dependendo da vasão da água de atender também a comunidade da Barra do Gavião”, comentou. Sobre as estradas rurais, Rodrigues disse que a Patrulha Rural - Conder em parceria com a Prefeitura está fazendo um bom trabalho nas comunidades com acompanhamento do secretário de viação e serviços rurais, Amarildo. “Foram feitas melhorias, alargamento e bueiros. São duas retroescavadeiras trabalhando e mais cinco caminhões. Dia 5 de junho, encerra-se o trabalho da patrulha, mas a prefeitura continuará prestando atendimento e o prefeito está cobrando rapidez”, assegurou.

    Nivaldo Bartoski relembrou a data 25 de maio, Dia do Trabalhador Rural. “Dia do homem que enfrenta chuva, geada, granizo, queimadas, estiagem, frio e aquecimento global, e mesmo assim continua lutando para alimentar o país e o mundo. Parabéns agricultores. Vocês, com as mãos calejadas, enfrentam tudo isso, e nunca abaixam a cabeça mesmo com dívidas só tem sorriso no rosto e lágrimas que as vezes caem ao chão”, agradeceu. Recentemente, Bartoski contou que esteve a convite do deputado Sandro Alex em Prudentópolis e em Teixeira Soares acompanhando os trabalhos do Governo do Estado. O vereador também passou um vídeo do deputado, que enviou uma mensagem aos munícipes. Em apartes, os vereadores elogiaram o trabalho do atual secretário do Governo do Estado, Sandro Alex e parabenizaram o vereador pelo trabalho.  

    O Presidente Nei Cabral parabenizou os vereadores pelas indicações e pronunciamentos. Contou também que participou de uma de uma reunião do PV Paraná por videoconferência e ficou orgulhoso com a prestação de contas da deputada Leandre Dal Ponte, que tem desenvolvido um ótimo trabalho, inclusive, trazendo recursos para nossa região. Cabral também parabenizou o líder do prefeito, Marcelo, pelas indicações relacionadas aos poços artesianos nas comunidades. E, sobre a patrulha do campo, contou que passou em Gonçalves Júnior e percebeu a qualidade do trabalho. “Estamos em ano eleitoral e percebemos que em alguns municípios, os secretários estão fazendo tapa-buracos, casca de ovo, e em Irati o trabalho é de qualidade, como se fosse um trabalho de início de governo”. Sobre o pronunciamento do vereador Nivaldo, o Presidente parabenizou pela fala em relação ao dia 25 de maio, Dia do Trabalhador Rural, “se nos alimentamos hoje, temos que agradecer ao agricultor, são eles que trabalham para que possamos ter alimento na mesa”. Nei parabenizou também o vereador pelo trabalho junto ao deputado Sandro Alex e o Governo do Estado.

Acompanhe a Sessão Ordinária completa com os discursos dos parlamentares na íntegra através do ícone “Sessões Gravadas”.

 

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO