Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Na palavra-livre, Vereadores discorrem sobre o Hospital Erasto Gaertner, 6º Tratoraço, Cmeis no interior, Programa Paraná em Ação e pavimentações

por RAFAELLA publicado 10/08/2023 14h50, última modificação 10/08/2023 15h00

José Ronaldo Ferreira, Helio de Mello e e Alcides Cezar Pinto

Foi realizada na noite do dia 8 de agosto, a 2ª Sessão Ordinária do 2º Período do 3º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, foram lidos cinco projetos de lei, uma Moção de Aplausos, oito indicações e dois requerimento dos vereadores. Na palavra-livre, os vereadores discorreram sobre assuntos diversos.

O Presidente José Ronaldo Ferreira discorreu sobre o Hospital Erasto Gaertner. “Antigamente quando ouvia este nome tinha pavor, hoje tenho prazer de falar deste Hospital pelo excelente atendimento e trabalho que realizam pelo nosso povo. Tendo em vista o meu tratamento, nasceu uma grande amizade com os diretores e presidente do Erasto, e sexta estarei internando novamente para operar. Em reunião com o Dr. Adriano ele me garantiu que tão logo teremos cirurgias sendo realizadas dentro de Irati. Sabemos que precisamos de mais estrutura, mas estamos na luta. Semana passada pedi nesta Tribuna, que todos os homens realizem os exames preventivos, temos o outubro rosa, uma campanha bonita das mulheres, e o novembro azul dos homens, mas precisamos que tanto os homens quanto as mulheres estejam o ano todo atentos aos exames, tudo que é descoberto no começo é curável. Tão logo o Superintendente da Rede Erasto estará aqui fazendo uso desta Tribuna. Vamos marcar um dia para ele vir com sua equipe falar com o nosso povo. Pessoas do exterior estão vindo para se tratar no Erasto em Curitiba, não existe um hospital melhor que este no que se refere ao tratamento do câncer. Na próxima terça não estarei aqui, mas o Dr. João estará me representando nesta Casa”, relatou.

Helio de Mello lamentou a passagem do Artagão de Mattos Leão, que deixou um grande legado à nossa Unicentro. O vereador também parabenizou a comunidade do Cerro da Ponte Alta, que vem inovando e buscando através do trabalho do agricultor realizar eventos como o 6º Tratoraço. “150 tratores movimentaram a força que é a agricultura dentro de Irati numa bela festa. Registro meu abraço à comunidade". Sobre a educação do município, Helio disse que vem caminhando a passos largos pelos resultados obtidos no Ideb e outras avaliações, mas afirmou que é necessário mais planejamento para enxergar aqueles que ainda não estão na escola. "Estou falando dos alunos que não tem quatro anos ainda, crianças do CMEI, os distritos de Irati - Gonçalves Júnior, Itapará e Guamirim precisam de Cmeis, os pais precisam de um local seguro para deixar os filhos", alertou. Sobre a indicação 229, "votamos diversos recursos nesta casa de empréstimos para melhorias de ruas e demais setores, precisamos agora de um empréstimo para melhorar a frota do pátio de máquinas. Acredito que com a aquisição de novos equipamentos, ofereceremos melhor qualidade de vida para o povo”, enfatizou.

O 1º Secretário Alcides Cezar Pinto contou que há algum tempo vem conversando e solicitando ao Secretário Santin Roveda a inclusão de Irati no Programa Paraná em Ação, que conta com ações integradas e concentradas para divulgação e prestação de serviços públicos gratuitos, como: Documentação; Tarifa social de água e luz; Orientação jurídica; Direitos humanos; Defesa do consumidor; Assistência social; Saúde; Educação; Segurança; Trânsito; Habitação; Inclusão digital; Nota Paraná; Cultura e lazer. “Desde já agradeço ao Secretário Santin pela atenção e olhar por Irati. Devemos sediar o Programa no próximo mês no Pavilhão do Parque Aquático”. Sobre as pavimentações asfálticas que estão ocorrendo, Alcides relatou que o Deputado / Secretário Sandro Alex enviou para Irati por meio de um pedido seu, um recurso para que fossem pavimentadas quatro ruas: Henrique Mayer, Pacífico Borges, Silvério Doniak e Custódio Martins. Ainda sobre investimentos, segundo o vereador por meio de um pedido seu junto com o Secretário de Esportes Dedé, o Deputado Rodrigo Estacho encaminhou uma verba para a construção do Campo Society, no Jardim Planalto, no valor de R$ 320 mil. "Em 2022 foi feito a solicitação e este ano já está quase tudo concluído, faltando apenas a iluminação”, comemorou. O vereador contou ainda que pediu ao prefeito Jorge a pavimentação da Rua das Funcionárias, a qual também está em fase de licitação, “já estão sendo feitas as tubulações”, informou o 1º Secretário mostrando todas as obras citadas por meio de fotos e vídeos.

Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra no ícone “Sessões Gravadas”.