Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Na palavra-livre, Vereadores discorrem sobre melhorias no bairro Vila Matilde, IML e Programa Câmara Mirim

por RAFAELLA publicado 23/06/2022 09h20, última modificação 23/06/2022 10h33

As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos

Foi realizada na noite do dia 21 de junho, a 20ª Sessão Ordinária do 1º Período do 2º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, três novos projetos de lei do Legislativo e cinco indicações dos vereadores foram lidas. A palavra-livre foi utilizada por quatro parlamentares que discorreram sobre diferentes assuntos.

Durante o Expediente foram lidos os Projetos de Lei do Legislativo nº 014/2022 (Helio de Mello e Teresinha Miranda Veres), que concede o Título de Cidadão Benemérito do Município de Irati ao Senhor Nelson Bakaus; nº 015/2022 (Helio de Mello), que concede o Título de Cidadão Benemérito do Município de Irati ao Senhor Air Cavalim e o nº 016/2022 (Helio de Mello), que concede o Título de Cidadã Honorária do Município de Irati à Senhora Joana Stroparo Duda. As referidas matérias já lidas deverão ser analisadas pelas Comissões Competentes da Casa e na Sessão Ordinária do dia 28 de junho, caso aprovadas, entrarão para primeira votação.

Também foram apresentadas no Expediente, cinco indicações dos parlamentares. A vereadora Vera Maria Gabardo sugeriu, a pedido dos moradores, a limpeza do bueiro localizado na Rua Adari Fernando Vizinoni (próximo ao nº 333), a fim de que o escoamento da água das chuvas ocorra de maneira adequada e não cause preocupação e transtornos a quem reside nas proximidades. Também indicou a realização de cascalhamento na Rua Vitório Alves do Nascimento, na Vila São João, a qual está bastante danificada, necessitando de manutenção. Por fim, ainda pediu melhorias no sistema de iluminação pública da Avenida Getúlio Vargas, no trecho de acesso à Yazaki, onde há postes somente de um lado da via, não sendo o suficiente para oferecer segurança aos cidadãos que transitam pelo local.

O vereador Acides Cezar Pinto sugeriu à Comissão Municipal de Trânsito estudos para implantação placas de sinalização entre as Ruas Agostinho Zarpellon Sobrinho e João Cavalim Zarpellon. “A falta de sinalização causa dúvidas de quem tem a preferência nas referidas vias, acarretando perigo no trânsito”, alertou o parlamentar. Alcides também indicou pavimentação e melhorias nas ruas do bairro Vila Matilde.

PALAVRA-LIVRE

José Ronaldo Ferreira prestou contas do seu projeto de partilha referente ao mês de junho. “Por meio da Paróquia São Miguel auxiliamos uma senhora com câncer na cabeça residente no bairro Vila Nova repassando R$.1.160,50. Repassamos também R$ 1.200,00 à Renovação Carismática Católica, para ajudar nas despesas do encontro de jovens, que foi realizado recentemente”, relatou. Ronaldo agradeceu a Deus por poder realizar este trabalho prometido em 2020 na sua campanha. “18 meses de mandato, muitas instituições nos procuram e precisam de ajuda, inclusive a Paróquia São Joao Batista, os quais já me comprometi para o próximo mês. Nestes meses já foram pagos R$ 41.778,00 do dinheiro do povo que retorna para o povo”, afirmou.

Jorge Luiz Zen explanou sobre o tempo difícil em que vivemos de crise econômica, pandemia, guerra na ucrânia e principalmente da violência registrada essa semana na nossa cidade. “O poder público está se esforçando para fazer a sua parte. Neste sentido, parabenizo ao Executivo pelo projeto da Guarda Mirim, pelas escolas cívicas militares e demais atitudes que visam reduzir a violência no município. É por meio da educação que mudaremos esta realidade. Parabéns à Câmara também pelo Programa Câmara Mirim, que objetiva instruir as crianças à uma política saudável e necessária e principalmente pela luta em prol da vinda do IML para Irati”, destacou. Jorge também leu o ofício recebido da Secretaria de Segurança Pública, onde a Deputada Leandre Dal Ponte sinalizou um sim para a vinda do IML para Irati. “Já estão escolhendo o lugar, peço ao Presidente que encaminhe um oficio ao Executivo solicitando apoio para auxiliar na parte do cartório e documentações necessárias”.

Alcides Cezar Pinto discorreu sobre a indicação apresentada nº 133 que trata do bairro Vila Matilde. “A situação de algumas ruas deste bairro está caótica. O maior problema está no lado esquerdo do bairro o qual ficou esquecido, visto que para o lado do IFPR, o bairro foi todo pavimentado. Os moradores estão com dificuldades de acesso, pois as ruas são estreitas e há muitas valetas. Recentemente, um carro caiu em uma das valetas e precisou ser retirado com guincho. Peço ao Executivo em nome do povo, que olhe com carinho para este bairro, para que pelo menos estas valetas sejam fechadas. Os moradores estão realizando abaixo-assinado solicitando a pavimentação deste lado da Vila Matilde, que merece tais melhorias”.

O Presidente Helio de Mello explanou sobre o Programa Câmara Mirim, um projeto do Legislativo que já está na sua 10ª edição com 11 anos de caminhada. “No mês de maio foram realizadas as inscrições das escolas que gostariam de participar do projeto. No município são 29 escolas, na Câmara são 10 cadeiras, portanto, apenas 10 escolas participam.  No mês de maio estivemos também em algumas escolas falando sobre a função dos vereadores e a importância do Programa dentro de Irati. Neste dia 21, aconteceu a eleição para a escolha dos mirins desta Legislatura. Escola, alunos, professores e familiares todos mobilizados durante a campanha eleitoral. Em algumas escolas teve até mesmo a criação de Comissão Eleitoral. As votações foram realizadas por meio de urnas disponibilizadas pelo Fórum Eleitoral para que a eleição ocorre de forma democrática. Foi um momento de muita ansiedade entre os concorrentes. No dia 6 de julho ocorrerá a posse e diplomação dos eleitos”, comunicou.

Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra no ícone “Sessões Gravadas”.