Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Na palavra-livre, Vereadores discorrem sobre Emendas Parlamentares e IML

Na palavra-livre, Vereadores discorrem sobre Emendas Parlamentares e IML

por RAFAELLA publicado 01/07/2021 14h35, última modificação 01/07/2021 14h51
Na palavra-livre, Vereadores discorrem sobre Emendas Parlamentares e IML

José Ronaldo Ferreira, Vera Gabardo e Helio de Mello

Foi realizada no dia 29 de junho, a 21ª Sessão Ordinária do ano. Durante o Expediente foram lidos cinco novos Projetos de Lei do Executivo, um do Legislativo e 10 indicações dos vereadores. Na Ordem do Dia, cinco projetos de lei foram aprovados por unanimidade de votos em segunda votação.

Na Ordem do Dia, foram aprovados em segunda votação, os projetos de lei nº 026/2021, que visa regulamentar o art. 19, do Código de Processo Civil, Lei Federal nº 13.105/2015, sobre horários advocatícios de sucumbência fixados pelo juiz pertencerem aos ocupantes do cargo de advogado do município de Irati; nº 027/2021, que dispõe sobre as competências, composição e regulamento do Conselho de Desenvolvimento de Irati CONDIR; nº 028/2021, autoriza a regulamentação da Feira do Produtor Iratiense e o nº 029/2021, que institui o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda e o Fundo Municipal do Trabalho do Município de Irati.

Também foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei do Legislativo nº 005/2021 (Nei Cabral), que denomina a Sala das Sessões da Câmara Municipal de Irati, Estado do Paraná, de “Plenário Vereador Ailton Laroca”.

PALAVRA-LIVRE

José Ronaldo Ferreira comunicou que garantiu por meio do Deputado Estadual Paulo Litro uma emenda no valor de R$ 300 mil para construção da tão sonhada Capela Mortuária no Cemitério da Vila São João - Protocolo nº 17785955-9/2021 da Assembleia Legislativa do Paraná. “Desde 2005 venho batalhando por esta construção no cemitério, já são mais de 16 anos de luta. As capelas mortuárias do Paraná são orçadas em R$ 375 mil, e o Deputado encaminhará R$ 300 mil para que possamos fazer uma capela boa, ampla, arejada e que ofereça abrigo adequado às pessoas na hora da dor”, comentou.

A vereadora Vera Gabardo leu um ofício encaminhado pela Deputada Federal Leandre Dal Ponte, a qual destinou por meio do Ministério da Cidadania uma emenda no valor de R$ 100 mil à Comunidade Bethânia visando a redução da demanda de drogas na Unidade de Irati. “Aproveito o momento para registrar o meu abraço à equipe da Bethânia, que atualmente está atendendo 15 pacientes, sem poder atender mais porque um dos quartos foi destinado a uma enfermaria, caso algum paciente apresente sintomas da Covid-19. Esta emenda viabilizada pela Deputada proporcionará bem-estar e segurança à instituição e aos pacientes. Hoje vemos famílias em todos os bairros sofrendo com adolescentes presos por tráfico ou consumo de drogas. Esta comunidade merece o nosso respeito”, afirmou.

O Presidente Helio de Mello falou sobre a reunião realizada na Amcespar no dia 29, a qual tratou da implantação do IML em Irati e do Serviço de Verificação de Óbito (SVO). Segundo ele, participaram da reunião o prefeito Jorge Derbli, o Delegado de Polícia Civil – Paulo César Eugênio Ribeiro, o chefe da 4ª Regional de Saúde – Walter Trevisan e o Deputado Estadual - Ricardo Arruda. “Durante a reunião, o Médico - Legista do Instituto Médico Legal (IML), Dr. André Roquete, explicou sobre a necessidade da instalação do IML e do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) em Irati. O médico fez esclarecimentos em relação a importância do Instituto e do Serviço para a sociedade”, relatou Helio. “Estamos avançando nesta luta, a soma de parcerias tem feito a diferença. Amcespar, Prefeitos, Unicentro, Câmaras Municipais da região, Deputados Estaduais, todos imbuídos num mesmo objetivo. Temos o terreno, o projeto e recursos para construção e precisamos aproveitar este momento que está havendo também interesse político dos nossos representantes. Foram anos de luta. Temos uma Sede Regional de Saúde no município e precisamos do IML e do SVO para atender a região, garantindo o bem estar do nosso povo”, concluiu.

Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra pelo site www.irati.pr.leg.br através do ícone “Sessões Gravadas”.