Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Na palavra-livre, Vereadoras reforçam Campanhas ‘Maio Laranja’ e ‘Maio Amarelo’ e relembram ‘Dia das Mães’

por RAFAELLA publicado 05/05/2022 09h10, última modificação 05/05/2022 09h10

Vereadoras Vera e Terasinha

Foi realizada na noite do dia 03 de maio, a 13ª Sessão Ordinária do 1º Período do 2º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, quatro novo projetos do Executivo e um do Legislativo, além de nove indicações dos vereadores foram apresentadas e discutidas.

No Expediente, foram lidos os Projetos de Lei do Executivo nº 016/2022, que Concede o direito real de uso de bem municipal para a Associação dos Grupos de Agricultura Ecológica São Francisco de Assis – ASSIS; nº 017/2022, Altera a Lei nº 4746/2019 quanto aos percentuais de gratificação recebida pelo exercício das funções de direção, coordenação pedagógica e por tempo integral e dedicação exclusiva – TIDE nas Instituições Educacionais; nº 018/2022, altera a Lei nº 4430/2017 e o nº 019/2022, que altera a Lei nº 1796/2001. Também foi lido o projeto do Legislativo nº 011/2022 (Vera Gabardo), que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Irati-PR o “Dia Municipal do Turismo”. As referidas matérias já lidas no Expediente serão analisadas pelas Comissões Competentes da Casa e na Sessão Ordinária do dia 10 de maio, caso aprovadas, entrarão para primeira votação.

ORDEM DO DIA

Na Ordem do Dia, em segunda votação, foi aprovado o projeto do legislativo nº 008/2022 (Nei Cabral), que denomina a Rua Projetada “02”, do Loteamento Mondrian no bairro Jardim Virgínia, de Rua Waldemar Borde. Já em primeira votação foi aprovado o projeto do Executivo nº 015/2022, que institui o Plano Decenal Municipal pela Primeira Infância de Irati-PR e os projetos do Legislativo nº 009/2022 (Helio de Mello), que inclui no Calendário Oficial de Festividades do Município de Irati a Romaria Penitencial do Itapará e o nº 010/2022 (Helio de Mello), que Declara de Utilidade Pública no Município de Irati-PR a “APMF CMEI Professor José Maria Orreda”.

PALAVRA-LIVRE

José Renato Kffuri usou a palavra para contar à população que recebeu um convite do prefeito Jorge Derbli para compor o quadro de secretários Municipais do Poder Executivo. “Estou muito feliz por receber este convite e gostaria de agradecer publicamente ao prefeito pela confiança em mim depositada. Agradeço também à população que sempre acreditou no meu trabalho, aos votos recebidos na última eleição e afirmo que honrei dentro desta Casa de Leis cada voto. Não estou renunciando ao mandato, estarei em licença para ajudar o prefeito na Secretaria Municipal de Saúde. Meu objetivo a frente da pasta é ficar próximo da população e dos funcionários. Pretendo estar presente nos setores da secretaria, unidades de saúde e pronto atendimento acompanhando as demandas e necessidades dos usuários e servidores. Dificuldades sei que terei, mas acredito que com o apoio de toda a equipe da secretaria, conseguiremos superá-las buscando sempre a melhoria e a humanização no atendimento aos munícipes”.

A vereadora Vera Maria Gabardo relembrou o mês de maio, citando dois grandes movimentos – “Maio Laranja e Maio Amarelo”. Vera contou que a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 2466/2019, que instituiu a campanha Maio Laranja, a ser realizada no mês de maio de cada ano, em todo o território nacional, com ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. “Entre as ações estão sendo realizadas campanhas de conscientização e demais atos voltados à prevenção. O dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil”, afirmou.

Sobre o “Maio Amarelo”, Vera relatou que o movimento nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. “A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige. A campanha do maio amarelo – Juntos Salvamos Vidas já acontece há 9 anos. A ideia é mostrar que, independente do que escolhemos como profissão, todos nós podemos salvar vidas. Se fizermos o que é certo, correto, todos nós podemos salvar vidas”, enfatizou Vera fazendo um apelo à população. “Se você se interessou no assunto, e também quer ajudar, baixe o material no site www.maioamarelo.com e faça do trânsito um lugar mais seguro para todos”, concluiu.

Teresinha Miranda Veres relembrou o dia 8 de maio, comemoração do Dia das Mães. “Dia em que comemoramos o dia de um ser especial em nossas vidas”, afirmou ela deixando uma mensagem: “Para completar o homem, Deus fez a mulher... Mas para participar do milagre da vida, Deus fez mãe. Para liderar uma casa, Deus fez a mulher... Mas para edificar um lar, Deus fez a mãe. Para estudar, trabalhar e competir, Deus fez a mulher... Mas para guiar a criança, Deus fez a mãe. Para os desafios da sociedade, Deus fez a fez mulher, mas para o amor e carinho, Deus fez a mãe. Para fazer qualquer trabalho, Deus fez a mulher... Mas para embalar o berço e construir um caráter, Deus fez a mãe. Para ser princesa, Deus fez a mulher... Para ser rainha, Deus fez a mãe. Mãe você é o mais lindo presente de Deus”. Teresinha desejou a todas as Mamães um feliz e abençoado Dia. “Que Deus as proteja, guarde e abençoe. Parabéns à todas”.

Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra no ícone “Sessões Gravadas”.