Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Na palavra-livre, Vereador afirma que sistema de saúde de Irati chegou ao limite

por RAFAELLA publicado 29/04/2021 09h55, última modificação 29/04/2021 09h55
“Se cuidem para que não necessitem de ventilação mecânica, pois nossa estrutura física chegou ao limite”, clamou o médico e vereador João Henrique Sabag Duarte

Vereador e médico João Henrique Sabag Duarte

Foi realizada na noite de terça-feira (27 de abril) a 13ª Sessão Ordinária do ano. Durante o Expediente, foram lidas oito indicações dos vereadores. Na Ordem do Dia, seis projetos de lei foram aprovados por unanimidade de votos. Na palavra-livre, o vereador João Henrique Sabag Duarte discorreu sobre a situação e estrutura da saúde local, que chegou no limite devido a sobrecarga de casos de covid-19.

Durante o Expediente, foram lidas oito indicações dos vereadores e um ofício do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Irati que solicitou o uso da Tribuna Popular no dia 4 de maio para apresentação do Conselho – CMDPD.

Na Ordem do Dia, foi aprovado por unanimidade de votos, em segunda votação, o projeto de lei do Executivo nº 010/2021, que prorroga a validade da isenção do IPTU para o exercício 2022 dos aposentados e pensionistas a fim de evitar a circulação das pessoas inclusas na situação de risco da covid-19 e o Projeto do Legislativo nº 002/2021 (Mesa Diretora), que concede reposição salarial aos servidores da Câmara Municipal.

Já em primeira votação foram aprovados os projetos de lei nº 012/2021, que autoriza o Executivo a receber em reversão, imóvel no Distrito Industrial da Vila São João; nº 013/2021, autoriza o Executivo a fixar valor mínimo para propositura de Execução Fiscal; nº 014/2021, que dispõe sobre a forma de amortização do déficit técnico atuarial de acordo com a Portaria MF n° 464/2018 - custo suplementar - da Previdência Social dos Servidores do Município de Irati - CAPSIRATI, mediante atualização anual, revoga a lei 4817/2020 e o projeto do legislativo nº 003/2021 (Helio de Mello), que denomina a Unidade Básica de Saúde do bairro Alto da Lagoa, de “UBS Jairo Rafael Trindade”.

PALAVRA-LIVRE

O vereador e médico João Henrique Sabag Duarte, que atua na linha de frente de combate à doença relatou a situação preocupante da Santa Casa de Irati, que está no limite de internamentos, não havendo mais espaço físico e ventiladores pulmonares disponíveis para atender. “Durante a última semana perdemos vários pacientes, de todas as idades. Famílias estão sofrendo, sangrando. Chegamos ao limite. Estamos com três pessoas entubadas também na secretaria de saúde e temos apenas dois leitos”, lamentou João. O vereador pediu à população: “Fiquem em casa, não aglomerem, usem álcool gel e respeitem os pedidos das autoridades de saúde. Pessoas vão morrer sem atendimento, não temos ventiladores, porque não tem equipamentos disponíveis no mercado para se comprar e nem medicação. Se cuidem para que não necessitem de ventilação mecânica, pois nossa estrutura física chegou ao limite”, clamou.

José Ronaldo Ferreira fez um pedido ao Executivo. “Não é uma imposição, apenas uma ideia que trago para o Executivo e à população. Sugiro a realização de uma campanha em prol dos menos favorecidos. A ideia é que cada pessoa que for tomar a vacina leve junto, voluntariamente, um quilo de alimento e coloque em uma caixa de coleta. Dessa forma, além de vacinar as pessoas estaremos também contribuindo com as famílias que estão passando por dificuldades financeiras, sofrendo com a pandemia que já dura mais de um ano. Muitos perderam seus empregos e foram prejudicados por este vírus. Aprovamos o Cartão Prato Cheio que vai ajudar famílias, mas muitas pessoas ficarão de fora deste projeto. Não é uma imposição, mas sim um pedido voluntário às pessoas. Dessa forma, poderemos arrecadar toneladas de alimentos. Não podemos admitir falta de saúde e de alimentos na mesa dos cidadãos e essa campanha será muito bem-vinda neste momento de crise”.

Acompanhe a Sessão Ordi9nária na íntegra através do ícone "Sessões Gravadas".