Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Na Câmara, Deputado Emerson Bacil discute instalação do IML em Irati

Na Câmara, Deputado Emerson Bacil discute instalação do IML em Irati

por RAFAELLA publicado 14/05/2021 18h05, última modificação 14/05/2021 18h08
Na Câmara, Deputado Emerson Bacil discute instalação do IML em Irati

Vereadores, Deputado Emerson Bacil e representantes de funerárias

Na tarde desta sexta-feira (14 de maio), o Presidente Helio de Mello recebeu na Câmara, o Deputado Estadual Emerson Bacil e representantes de funerárias iratienses para tratar da implantação do Instituto Médico Legal em Irati. O Deputado apresentou o projeto para construção do IML, que segundo ele, foi elaborado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

No dia 10 de maio, a UEPG anunciou a doação do projeto técnico do IML – que será construído em Ponta Grossa – para ser replicado em Irati. O Reitor da Universidade, Miguel Sanches Neto, afirmou que o projeto está pronto e garantido pela UEPG, pois ambos os planejamentos possuem o mesmo orçamento, que foi articulado pelo Deputado Estadual Rodrigo Estacho.

Durante o encontro na Câmara, o Presidente Helio de Mello relatou as dificuldades relacionadas a ausência do IML e Subdivisão Policial no município, que gera transtornos e dor aos familiares. Recentemente, Helio usou a Tribuna Popular da Sessão para desabafar sobre tais dificuldades, tendo em vista, que Irati deixou de ser atendida por Ponta Grossa e passou a União da Vitória, que abrange os municípios de Irati, Rebouças e Rio Azul. “No estado são no total 18 regionais, ou seja, 22 municípios por média regional, um número muito pequeno para atender com qualidade a todas as famílias”, lamentou.

O Deputado concordou com o desabafo do Presidente, dizendo conhecer a realidade das famílias e por isso apresentou um requerimento no dia 8 de junho de 2020 ao Governador Carlos Massa Ratinho Júnior e ao secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná, Coronel Rômulo Marinho Soares, solicitando a instalação do IML em Irati. O pedido apresentado teve apoio de 14 deputados.

Emerson contou que como o projeto já está garantido, o próximo passo agora é definir o local que o Instituto será construído em Irati. “Já estamos com um terreno a vista e na próxima semana estaremos reunidos na Unicentro para continuarmos as tratativas. Com o projeto e espaço garantidos, vamos viabilizar os recursos para a construção do posto, que além de Irati, atenderá os municípios de Inácio Martins, Ipiranga, Ivaí, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro e Guamiranga. Este é um compromisso que estamos assumindo com a população”, afirmou.