Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Mirins encerram legislatura solicitando a inclusão da disciplina de língua inglesa no ensino fundamental

Mirins encerram legislatura solicitando a inclusão da disciplina de língua inglesa no ensino fundamental

por RAFAELLA publicado 08/12/2022 11h43, última modificação 08/12/2022 11h43
Durante a Sessão de Encerramento, os Mirins se despediram dos colegas na palavra-livre e receberam Certificados de Participação do Programa

   Na manhã desta quarta-feira (07), foi realizada a sessão de encerramento das atividades da Câmara Mirim – Legislatura 2022. Na presença do Presidente da Câmara, Helio de Mello, do prefeito Jorge Derbli, da vice-prefeita Ieda Regina Schimalesky Waydzik, de alunos e diretoras, os Mirins receberam Certificados de Participação do Programa. A Sessão foi acompanhada pelos vereadores Amauri Cezar Jacumasso, Leomar Jacumasso, José Renato Kffuri, Teresinha Miranda Veres, Vera Maria Gabardo e Wilson Karas. O Comandante do Corpo de Bombeiros, Major Jorge Augusto Ramos e a comandante da Polícia Militar, Tenente Gisleia Ferreira, também marcaram presença. 

   Durante a Ordem do Dia, os Mirins solicitaram ao Executivo estudos para a inclusão da disciplina de língua inglesa, na grade curricular do ensino fundamental da rede municipal de ensino, tendo em vista a importância do idioma no mundo contemporâneo, nas relações profissionais e sociais pelo mundo. O objetivo, de acordo com a justificativa do requerimento, é a elaboração de um projeto de lei que garanta aulas de inglês nas escolas municipais, já que as crianças possuem mais facilidade para assimilar diferentes idiomas nos primeiros anos de vida, além disso a aplicação da disciplina nas séries iniciais seria uma forma de desenvolver ainda mais os conhecimentos sobre a matéria. O pedido, um anseio de toda a comunidade escolar, já foi apresentado por outras legislaturas da Câmara Mirim.

   Na palavra-livre, os Mirins agradeceram em nome das escolas a participação no Programa, relataram as experiências vividas, especialmente sobre a viagem a Curitiba e relembraram a trajetória do saudoso vereador Nei Cabral. Também desejaram um Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos. O Presidente Helio de Mello elogiou o desempenho dos estudantes na Câmara Mirim e a parceria do Executivo por meio da Secretaria de Educação. “A escola é um lugar de oportunidades. Neste Programa as crianças aprendem na prática como funcionam as coisas na cidade e a função do Poder Legislativo. Uma verdadeira aula de cidadania. Estamos na 10ª Legislatura, e estas crianças são 10 pelo que apresentaram e representaram. Um ano de superação pós-pandemia. O ano mais difícil nosso aqui dentro da Casa, com a perca do nosso querido e amigo vereador Nei Cabral, que deixou um grande legado a Irati. Agradeço aos funcionários, vereadores mirins, professoras, diretoras e a todos que contribuíram para o sucesso desta legislatura”, agradeceu.       

   O prefeito Jorge Derbli elogiou o Programa. “Tenho 61 anos, no nosso tempo não tínhamos oportunidade de conhecer mais sobre a Câmara de Vereadores, não havia envolvimento com a política. Hoje, a política faz parte do nosso dia a dia, tudo está relacionado a ela. Quem não gosta de política é comandado por quem gosta, por isso que precisamos nos envolver, criticar, reclamar e elogiar. Desde os 10 anos de idade as crianças já devem estar envolvidas na política, porque teremos aqui vereadores, prefeito e deputados”, afirmou Derbli dizendo que todos os pedidos feitos pelos mirins foram encaminhados às secretarias competentes. “Iremos priorizar as manutenções das escolas, uma empresa será licitada para realizar este serviço.”, afirmou o prefeito desejando a todos um Feliz Natal.

    A Presidente da Câmara Mirim, Emanuelly Ribeiro da Cruz, externou a gratidão em nome das escolas. “Foi um período de muito aprendizado, amizades construídas, amadurecimento e maior compreensão do que é a política e a democracia, ouvindo, respeitando e aprendendo com a opinião dos outros, percebendo que nós podemos sim fazer a diferença”. A Presidente encerrou a Sessão registrando a satisfação de presidir a Mesa Diretora e a oportunidade de ocupar uma cadeira no Legislativo.

 

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO