Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Mesa Diretora encerra biênio 2021-2022 com balanço positivo

Mesa Diretora encerra biênio 2021-2022 com balanço positivo

por RAFAELLA publicado 21/12/2022 14h50, última modificação 21/12/2022 14h50
“Precisamos entender que a política atravessa todas as instâncias das nossas vidas. Viver em comunidade implica, por si só, um gesto político. Portanto, precisamos transformar ela em oportunidade para fazer a diferença na vida das pessoas”, destacou Helio de Mello
Mesa Diretora encerra biênio 2021-2022 com balanço positivo

Mesa Diretora - Biênio 2021-2022

Na Sessão Ordinária do dia 20 de dezembro, o Presidente Helio de Mello, em nome da Mesa Diretora Biênio 2021-2022 usou a Tribuna para fazer uma prestação de contas. “Enfrentamos o período mais difícil do século, com o ápice da pandemia da Covid-19 e, mesmo assim, encerramos o biênio com balanço positivo”, afirmou.

“Foram dois anos de muito trabalho, aproximação do parlamento com o cidadão, investimentos, valorização dos servidores e apoio ao Executivo. Conseguimos propiciar um ambiente democrático, transparente, isento e participativo. Abrimos espaço também para os secretários municipais apresentar e explanar sobre os serviços prestados pelas pastas”, declarou.

No decorrer do biênio foram apresentados pelos vereadores 40 Projetos de Lei, nove Moções de Aplausos, 630 indicações em nome da população e oito requerimentos. Também foram analisados, discutidos e aprovados 111 Projetos de Lei do Executivo. De acordo com Helio, os debates e as divergências de opiniões na Casa fazem parte do processo democrático e reforçam o importante trabalho de todos os parlamentares.

O Presidente destacou os avanços durante o biênio, como a modernização das ferramentas parlamentares no plenário, algumas mudanças na estrutura física, valorização do quadro de funcionários e a implantação da galeria dos ex-presidentes no hall de entrada da Câmara. “Em fevereiro deste ano, também apresentei ao Executivo a indicação nº 010/2022 sugerindo a alteração do pagamento da data-base do funcionalismo público para o dia 1º de janeiro. A correção ocorria sempre no mês de abril, enquanto o salário mínimo nacional é revisto, desde o ano de 2011, no dia 1º de janeiro. E, neste sentido, agradeço ao Executivo por ter atendido o nosso pedido, visto que neste mês de dezembro, votamos o projeto com a mencionada alteração e os servidores deverão ter suas reposições inflacionárias pagas já no mês de janeiro de 2023”, comemorou.

Citou também o apoio incondicional às ações do Executivo, bem como, a independência harmônica entre os Poderes, que é fundamental para a proteção da democracia. “Desenvolvemos um trabalho integrado com a administração para que Irati mantivesse seu pleno desenvolvimento social e econômico cobrando e fiscalizando em nome da população”, enfatizou o Presidente.

Além de Vereador, Helio que também é professor, enalteceu o Programa Câmara Mirim, que neste ano alcançou 10 Legislaturas. “2021 e 2022 foram anos de muito aprendizado, parcerias e amizades que levaremos para a vida toda. Atingimos o nosso objetivo de estimular o exercício da ética e da cidadania, incentivando práticas e atitudes positivas, que contribuem para o fortalecimento da boa política. Agradeço às escolas, diretoras e professoras, alunos e aos funcionários da Câmara por toda dedicação. Este Programa é uma verdadeira aula de cidadania e democracia”.

Sobre o desafio de presidir a Casa, Mello que já está no sexto mandato como vereador, disse que usou em todas os momentos o bom senso para não deixar que as questões partidárias interferissem nas decisões para a cidade. “É a segunda vez que exerço o cargo de Presidente da Câmara e essa foi mais uma importante experiência que levarei para a vida. Agradeço aos colegas da Mesa pela parceria e aos iratienses que nestes 22 anos vem confiando no meu caráter à frente do Legislativo. Muito além das questões políticas, sempre estive voltado para as questões humanas, trabalhando, auxiliando e cuidando das pessoas. O meu compromisso é com a nossa gente. O que move o meu trabalho como professor e vereador é o amor que tenho pelo nosso povo, pela nossa terra”.

“Apesar de todas as conquistas e avanços que tivemos nestes dois anos, também registramos momentos de imensa tristeza com a passagem de dois colegas - Ailton Laroca e Nei Cabral, os quais ficarão para sempre nas nossas memórias”, lamentou.  O Presidente encerrou o biênio com muita satisfação e cumprimentou a nova Mesa Diretora, que deverá dar sequência ao bom trabalho que já vem sendo realizado. Em nome da Câmara Municipal, desejou a todos um Feliz Natal e um próspero 2023.