Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Médica Adriana Morais Carvalho é homenageada com nome de UBS no Distrito de Gonçalves Júnior

por RAFAELLA publicado 10/11/2022 10h45, última modificação 10/11/2022 10h48
Dra. Adriana (in memoriam), que atuava na linha de frente da Santa Casa de Irati e no Posto de Saúde da comunidade de Gonçalves Júnior faleceu aos 37 anos vítima da Covid-19

Vereador João Henrique e familiares da homenageada Dra. Adriana

Na Sessão Ordinária do dia 8 de novembro, os vereadores aprovaram por unanimidade de votos o Projeto de Lei nº 023/2022, que denomina a Unidade Básica de Saúde do Distrito de Gonçalves Júnior, de “UBS Adriana Morais Carvalho”. De autoria do vereador João Henrique Sabag Duarte, a propositura faz justa e merecida homenagem à médica, que faleceu aos 37 anos no dia 27 de janeiro de 2021, vítima da Covid-19. A Sessão foi acompanhada por familiares e amigos da médica.

Adriana Morais Carvalho, nasceu no dia 21 de fevereiro de 1984, na cidade de Ibitiúra - MG. Filha do caminhoneiro João de Deus Carvalho e da professora Mariley de Fátima Morais Carvalho, a médica residia junto com seus pais, e tinha um cuidado especial com eles, foi uma pessoa alegre, gostava de brincar, cavalgar e ler. Era brincalhona, carinhosa, estudiosa e responsável. Estudou na Escola Estadual “Caliméria Silveira”, onde concluiu o Ensino Médio, como uma das melhores alunas. Desde pequena, demonstrava interesse na área da saúde. Mas, como seu irmão Renato Morais Carvalho já estava cursando Medicina e seus pais não tinham condições de manter os dois na faculdade de Medicina, para não ficar sem estudar, resolveu cursar Farmácia na Faculdade Unipinhal, na cidade de Espírito Santo do Pinhal - SP. Atuou como farmacêutica por três anos, mas como seu objetivo sempre foi a Medicina, ingressou na Unesc em 2010, na cidade de Criciúma - SC para realizar o sonho de ser médica. Concluiu o curso no dia 15 de julho de 2016 sem nenhuma intercorrência, e deu início a tão sonhada carreira na cidade de Irati atendendo no Posto de Saúde do Distrito de Gonçalves Júnior, realizando plantões também na Santa Casa de Irati, atuando com muito amor e carinho aos pacientes. Para aperfeiçoar os conhecimentos concluiu o curso de Urgência e Emergência em 2017. Em novembro de 2019 assumiu ESF Atalíbio Rodrigues de Souza na cidade de Rebouças e neste período cursou também pós-graduação em Dermatologia na Ipemed em Curitiba.

De acordo com o proponente da homenagem, no dia 10 de janeiro de 2021, infelizmente, Dra. Adriana acabou contraindo a Covid-19 fazendo uma transferência de paciente na UTI Móvel de Ponta Grossa a Curitiba. "Foi internada na Santa Casa de Irati, mas a pedido da família foi transferida para Guarapuava, onde acabou falecendo, deixando preciosas lembranças à família, aos amigos e aos seus pacientes", lamentou.

Bastante emocionada, Mariley de Fátima Morais Carvalho, mãe da Adriana agradeceu ao João Henrique, companheiro de trabalho da sua filha, e aos demais vereadores pela homenagem. “Sinto muitas saudades da minha filha, choro todos os dias, sinto falta do seu carinho, ternura, das nossas conversas, da sua risada, do seu tom de voz, cheiro, olhar e de ficar lhe esperando todos os dias. Foi muito bom conviver com a Adriana, agradeço todos os dias a Deus por ter me dado essa filha maravilhosa e pelo tempo que ficou conosco. Quando olho para o céu tenho esperança, que um dia voltarei a lhe ver e te abraçar. Hoje é um dia especial para recordar da minha filha querida”, agradeceu.

Os vereadores elogiaram e parabenizaram o vereador João Henrique pela propositura. O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade de votos na Casa e também pelos moradores da comunidade de Gonçalves Júnior.