Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Maria da Luz Vieira da Silva é homenageada com nome de UBS no Distrito de Guamirim

por RAFAELLA publicado 01/10/2020 10h30, última modificação 01/10/2020 10h33
“Marica” (in memoriam) era uma pessoa de fé, simples, humilde, alegre e muito dedicada à família e à comunidade

O projeto de autoria do Presidente Nei Cabral, foi aprovado por unanimidade de votos

Os vereadores aprovaram em duas votações o Projeto de Lei nº 022/2020, que denomina a Unidade Básica de Saúde do Distrito do Guamirim de “UBS Maria da Luz Vieira da Silva”. O projeto de autoria do Presidente Nei Cabral, aprovado por unanimidade de votos, faz justa e merecida homenagem a Marica (in memoriam), que deixou um importante legado à família e à comunidade.

Maria, popular “Marica”, descendente de família de agricultores, nasceu no dia 1º de maio de 1958, em Boa Vista do Pirapó. Desde a infância, teve uma importância enorme na sua família que era muito humilde, composta por sete irmãos, os quais passaram por muitas dificuldades. Precisou trabalhar desde muito cedo na roça e cuidar dos seus irmãos e por isso não pode dedicar sua vida aos estudos. Ainda muito jovem, casou-se e teve quatro filhos. Mais tarde mudou-se para a comunidade Governador Ribas e em 1980 passou a residir junto com a família no Distrito de Guamirim. Foram mais de 40 anos de convívio matrimonial e dedicação aos filhos. Marica era conhecida por sua humildade, era guerreira, religiosa e amada por todos. Apesar das pedras no caminho, sempre se mostrou forte e capaz de ajudar o próximo e a comunidade. Festas de igreja, novenas, orações aos doentes e necessitados sempre eram prioridade na sua vida. Sua casa era rodada de pessoas, todos a queriam muito bem. Em 2012, enfrentou um câncer no crânio, mas com muita fé e ajuda de amigos e familiares venceu. Porém, em 2018, Marica descobriu um novo câncer, dessa vez no pulmão. Lutou, mas não conseguiu superar e faleceu no dia 9 de agosto de 2018 aos 60 anos. Contudo, apesar dos desafios, Maria deixou marcado na memória de todos a sua alegria, fé, humildade, simplicidade e dedicação.

“A história de Maria, por mais simples que seja, nos mostra o quanto ainda precisamos aprender a valorizar a vida e dar mais valor ao próximo”, destacou Cabral enaltecendo a homenagem que representa a valorização desta Mulher, que dedicou a sua vida às pessoas.

O Projeto de Lei que foi aprovado em duas votações por unanimidade votos, segue agora para sanção do prefeito e denominação da UBS do Distrito de Guamirim, onde Marica fez história.

(Assessoria Câmara Municipal d Irati)