Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Maestro Wellington Costa fala sobre a ‘Banda Orquestra XV de Julho’

Maestro Wellington Costa fala sobre a ‘Banda Orquestra XV de Julho’

por RAFAELLA publicado 05/12/2019 15h50, última modificação 05/12/2019 19h36
As aulas do projeto musical são realizadas todas as quartas-feiras às 19h30
Maestro Wellington Costa fala sobre a ‘Banda Orquestra XV de Julho’

Veraedores e membros do grupo musical

Através de indicação do vereador Roni Surek, aprovada por todos os vereadores, a Tribuna Popular da Sessão Ordinária do dia 3 de dezembro foi utilizada pelo Maestro Wellington Costa, que discorreu sobre o desenvolvimento do Projeto Musical “Banda Orquestra XV de Julho”.

Conforme o Maestro, o projeto tem como finalidade levar à comunidade músicas instrumentais através de crianças, adolescentes, jovens e adultos. “A iniciativa visa fomentar e incentivar Orquestras Sinfônicas / Filarmônicas, Bandas Sinfônicas, Marciais e de Show tornando-as referência no calendário do município e às instituições da região”.  Wellington também discorreu sobre a diferença e características das Orquestras e das Bandas e sobre os benefícios da musicalização nada vida de cada um.

“Tocar um instrumento musical pode aumentar o QI em sete pontos; melhorar habilidades de organização e de trabalho em equipe; ensina a ser perseverante; melhora a coordenação motora, a leitura e a compreensão; aumenta o senso de responsabilidade; amplia a concentração; alivia o estresse; promove habilidades sociais; ensina a ter disciplina; melhora a performance em público e a respiração e faz com que as pessoas sejam mais felizes”, comentou o Maestro.

No Projeto Musical Banda Orquestra XV de Julho, conforme Wellington, os integrantes trabalham tanto a parte de instrumentos musicais de cordas, sopros e percussão, como também a voz (Solfejo) e expressões corporais. “As aulas de músicas são gratuitas, ou seja, toda a comunidade pode participar desenvolvendo seus dons e talentos e ao mesmo desenvolvendo-se culturalmente. Tenho certeza que Irati tem orgulho de ter em seu seio artístico, músicos filhos desta terra que honram seus próprios talentos”, enalteceu.

O representante do projeto musical agradeceu a Deus pela oportunidade de conduzir este importante grupo. “Somos uma família. Agradeço as pessoas que de alguma forma contribuem para que o projeto continue crescendo cada vez mais. Meus cumprimentos ao prefeito Jorge Derbli, ao ex-secretário Sidão, ao secretário de cultura Alfredo Van der Neut e ao Dário Araújo, pessoas que apoiaram e ajudaram na reativação da Banda/Orquestra. Agradecemos também ao Centro Cultural Clube do Comércio, através do Virgílio Trevisan, que cede o espaço para que as aulas, ensaios e apresentações aconteçam. Agradecimentos também a Calce Bem e aos patrocinadores que nos ajudam com os instrumentos e aos vereadores pelo espaço hoje na casa”.

Antes de concluir, o Maestro solicitou apoio dos vereadores para o projeto musical, que necessita de recursos. Agradeceu também aos professores que auxiliam nas aulas avulsas e aos alunos musicistas que participam do projeto com dedicação, esforço, e persistência levando música boa para os ouvintes. “Não poderia deixar de citar o Maestro João Wilson Faustini que tem investido e dedicado boa parte do seu tempo me ensinando”, concluiu.

Os vereadores fizeram muitos elogios aos músicos e ao Maestro pela explanação e dedicação em prol da música e da comunidade. As aulas do projeto musical acontecem todas as quartas-feiras a partir das 19h30 gratuitamente e, conforme o Maestro, novas matrículas deverão ser abertas em 2020.