Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo solicita mais segurança no bairro Vila São João

Legislativo solicita mais segurança no bairro Vila São João

por RAFAELLA publicado 16/09/2021 14h38, última modificação 16/09/2021 14h38
Na palavra-livre, a vereadora Vera Gabardo fez um apelo à Polícia Militar e à Secretaria de Segurança Pública solicitando rondas diárias e permanentes na Vila São João, que vem sofrendo com muitos assaltos a mão armada
Legislativo solicita mais segurança no bairro Vila São João

Quatro projetos de Lei foram aprovados na Ordem do Dia

Foi realizada no dia 14 de setembro, a 6ª Sessão Ordinária do 2º Período do 1º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente foram lidos dois novos Projetos de Lei e 11 indicações dos vereadores. Na Ordem do Dia, quatro projetos de lei foram aprovados.

No Expediente foi lido o projeto do Executivo nº 044/2021, que suspende os efeitos do art. 1º da Lei n° 4882/21 que concedeu a reposição salarial aos servidores públicos municipais de forma linear até 31 de dezembro de 2021 e o Projeto do Legislativo nº 013/2021 (Alcides Cezar Pinto), que denomina a pista de skate, localizada no Parque Aquático de Irati, no bairro Rio Bonito, de “Pista de Skate DIEGO ANDRÉS RAMIREZ”.

ORDEM DO DIA

Na Ordem do Dia, em segunda votação, foram aprovados os projetos do Legislativo nº 010/2021 (Alcides Cezar Pinto), que dispõe sobre o fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas públicas municipais e nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) situados no Município de Irati e o nº 011/2021 (Nei Cabral), que denomina o bem imóvel público localizado na Rua Coronel Emílio Gomes, nº 13, de “Prédio Virgínia Leite”.

Em primeira votação, foi aprovado o projeto do nº 043/2021, que autoriza o Executivo a conceder auxílio à Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati – Anapci, e a abrir crédito adicional especial no valor de até R$ 600.000,00 e o Projeto de Lei do Legislativo nº 012/2021 (Vera Gabardo), que denomina a Rua “09” do Condomínio Industrial do bairro Jardim Aeroporto, de Rua Elizabeth Krinski Beraldo.

PALAVRA-LIVRE

Na palavra-livre, a vereadora Vera Maria Gabardo fez um apelo à Polícia Miliar e à Secretaria de Segurança Pública por mais segurança no bairro Vila São João. “Durante o final de semana bandidos invadiram a Vila São João e roubaram a Farmácia ao lado do Supermercado New. Nesta mesma semana, uma dupla (motoqueiros), em frente ao Mercado Cupim, assaltou o Alan - um menino pobre que precisa do emprego e teve seu celular furtado. O Posto Progresso também foi alvo de assalto com motoqueiros. Na Farmácia da Vila, além de roubarem, os invasores, colocaram as mãos dentro do guarda-pó de uma das atendentes, isso é assédio moral. Estarei formalizando um ofício à Polícia Militar e à Secretária de Segurança para que rondas sejam feitas na Vila São João. O bairro cresceu e tem um grande parque industrial. Lembrando que em 2018, o Colégio Florestal perdeu dois tratores, que foram furtados e nada se foi feito. “Clamamos por mais segurança para este bairro, para que possamos combater os assaltos a mão armada, que vêm sendo registrados”, lamentou. Os vereadores José Ronaldo Ferreira e Nei Cabral reforçaram o pedido, os quais deverão assinar junto o ofício à Polícia.

O Presidente Helio de Mello enfatizou a necessidade de mais segurança não só na Vila São João, mas no interior também. “Uma família do Rio do Couro também teve sua casa invadida e roubada. Motoqueiros levaram uma TV. Insegurança Pública”, afirmou. Mello lembrou a contribuição da Câmara que destinou recursos para a formação de Guardas Municipais, “recursos devolvidos por esta casa que foram utilizados para este fim”. Lamentou também a Lei, que proíbe a divulgação de nomes de pessoas quando são presas. “Uma lei que beneficia o infrator, triste para a sociedade”.

Helio citou ainda o Programa Câmara Mirim, contando um pouco da eleição e posse dos vereadores mirins. “Uma verdadeira aula de cidadania, é a participação da comunidade na vida pública. 10 escolas participam fazendo com que em Irati nossas crianças tenham voz e vez”. o Presidente citou também a desenvoltura do ex-vereador mirim Raul Zainedin da Rocha, que hoje com apenas 14 anos de idade, é um dos quatro representantes do Brasil no Programa NiñoSur, do Mercosul, que cria projetos para ajudar crianças e adolescentes. “A escola é, sem dúvida, um lugar de oportunidades”, concluiu.

Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra no ícone “Sessões Gravadas”.