Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo presta homenagem à memória do iratiense Cesar Chicalski

Legislativo presta homenagem à memória do iratiense Cesar Chicalski

por RAFAELLA publicado 24/08/2022 13h25, última modificação 24/08/2022 13h29
A trajetória de Cesar (in memoriam), sua contribuição e o seu amor pela área da saúde serão agora eternizados na UBS do bairro Lagoa
Legislativo presta homenagem à memória do iratiense Cesar Chicalski

Autor do projeto, Jorge e familiares de Cesar

Na Sessão Ordinária do dia 23 de agosto, os vereadores aprovaram por unanimidade de votos o Projeto de Lei nº 019/2022, que denomina a Unidade Básica de Saúde do Bairro Lagoa, de “UBS Cesar Chicalski”. De autoria do vereador, Jorge Luiz Zen, a propositura foi bastante elogiada pelos parlamentares que relembraram a trajetória do homenageado (in memoriam) na saúde do município. A Sessão foi prestigiada por familiares de Cesar, que acompanharam a votação bastante emocionados.

Conforme o autor do projeto, o homenageado Cesar ou Cesão, como todos o conheciam, marcou a história da enfermagem no município, pois sempre atuou com ética e muito profissionalismo. “Um enfermeiro humano, responsável, dedicado e justo. Salvou vidas, formou enfermeiros, ensinou socorristas, amou sua família, cuidou dos amigos e foi exemplo da palavra força”.

Cesar nasceu no dia 5 de novembro de 1974. E, em 1994, com 20 anos começou a trilhar sua trajetória na enfermagem, fazendo o curso de Auxiliar de Enfermagem no Centro Formador Caetano Munhoz da Rocha, onde conheceu Cleiri Schlean, o grande amor da sua vida, com quem teve duas filhas Gabriella e Rafaella. Em junho de 2001, passou no vestibular de Enfermagem no Cescage. Em 2002, fez o curso de Técnico em Emergência Médica. Em 2005, formou-se enfermeiro e começou a trabalhar na Santa Casa de Irati. Ainda em 2005, passou a exercer função de enfermeiro responsável no pedágio e começou a formar socorristas. Em 2006, iniciou os trabalhos como professor no Colégio Estadual João XXIII. Em 2009, fez pós-graduação em Saúde da Família e em 2010 passou no concurso público de professor. Em 2018, fez a segunda pós-graduação em Gestão Pública e em 2020 participou do PSS da Prefeitura, atuando na linha de frente no combate a Covid-19, muitas vezes arriscando a própria vida para fazer aquilo que tanto amava e havia escolhido como vocação para sua vida: curar.

Segundo a família, o homenageado foi além de um excelente profissional, marido e pai em tempo integral, um grande exemplo para as filhas e o seu legado continua. "O seu amor pela área da saúde ficou na família, tendo em vista que, hoje, umas de suas filhas segue o caminho do pai na medicina", declarou Jorge.

De acordo com Zen, em outubro de 2021, Cesar foi internado no Hospital Evangélico em Curitiba, onde recebeu o diagnóstico de Leucemia de Células Plasmáticas. Realizou diversos tratamentos, mas acabou falecendo no dia 6 de abril deste ano. E agora seu nome será eternizado na UBS do bairro Lagoa, onde atuou com muito amor à profissão e às pessoas. Aprovado em duas votações pelos vereadores, o projeto segue para sanção do prefeito.