Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo participa de solenidade em homenagem à Bandeira

Legislativo participa de solenidade em homenagem à Bandeira

por RAFAELLA publicado 20/11/2018 14h50, última modificação 20/11/2018 14h50
Legislativo participa de solenidade em homenagem à Bandeira

Os vereadores Roni Surek e Edson Luís Elias marcaram presença representando o Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (19), através do Rotary Club de Irati, com apoio da das secretarias municipais de Educação e Cultura, aconteceu uma solenidade à Bandeira na rotatória da Praça Edgard Andrade Gomes. No momento foi hasteado o Pavilhão Nacional no Mastro existente no local. Estiveram representando a Câmara, os Vereadores Roni Surek e Edson Luís Elias.

Durante a solenidade foi repassada oficialmente ao município, para hasteamento e permanência no mastro da Praça, uma bandeira nacional medindo 7,07m por 4,75m. A bandeira foi doada pelos cidadãos iratienses Pedro Choma Neto, Alcides Lupepsa, Enezito Ruppel, Jaime Zarpellon, Gerson Rebesco, José da Silveira, Luis Duílio Fillus, Omar Gonçalves Heraki e Sérgio Gomes.

O vice-presidente da Câmara, Roni Surek parabenizou o Rotary pela iniciativa, e os cidadãos que doaram a Bandeira para o município. “Foi uma honra representar o Legislativo neste magnífico Ato Cívico tão bem organizado pelo Rotary”, agradeceu o vereador parabenizando a atitude dos cidadãos que fizeram a doação daquela gigantesca Bandeira. “É mágico ver a sociedade civil tomando inciativas como essa, isso fortalece o civismo e agiganta o sentimento de patriotismo de todos”, afirmou.  Surek ainda destacou: “Ver o nosso maior símbolo nacional subindo e tremulando é simplesmente de arrepiar”.

O Dia da Bandeira é comemorado anualmente em 19 de novembro. Nesta mesma data, em 1889, ocorreu a instituição da bandeira republicana nacional como bandeira oficial do Brasil, daí vem a origem da celebração à Bandeira Nacional nesta data. A nova bandeira foi adotada pelo decreto nº 4, no dia 19 daquele ano. Em Brasília (DF) no dia da comemoração, após o Hino à Bandeira, a maior Bandeira Nacional do país (280 metros quadrados) é hasteada no mastro da Praça dos Três Poderes.