Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo homenageia Tradicionalistas Gaúchos

Legislativo homenageia Tradicionalistas Gaúchos

por RAFAELLA publicado 10/10/2019 10h20, última modificação 10/10/2019 10h25
“Que a chama crioula permaneça sempre acesa dentro das nossas mentes e corações e que jamais se apague este amor pelo tradicionalismo que preza pelas famílias, educação, cultura, arte, respeito, honra e caráter”, enalteceu Roni Surek
Legislativo homenageia Tradicionalistas Gaúchos

Vereadores e Tradicionalistas Gaúchos

Visando reconhecer o trabalho de pessoas que agigantam o Movimento Tradicionalista Gaúcho, a Câmara concedeu Moção de Aplausos na noite do dia 8 de outubro para diversos tradicionalistas iratienses. Conforme os proponentes Roni Surek, Helio de Mello, Marcelo Rodrigues e Nivaldo Bartoski, a homenagem reconhece estes profissionais que movem as tradições gaúchas e se destacam a nível do MTG do Paraná e do Sul do Brasil. O prefeito Jorge Derbli também participou da homenagem.

O Presidente Nei Cabral registrou a satisfação da Câmara em homenagear estes tradicionalistas que por seus atos respaldados em atributos de respeito, bons costumes e boa índole os qualificam para receber esta homenagem pública. Foram homenageados os Tradicionalistas: Rosilene Cordeiro da Silva; Fábio Ricardo do Bomfim; Marcelo de Ávila Francos; Adriano Sabakeviski; Ivana Carla Cordeiro da Silva Francos; Elaine Cristina de Souza; Edcesar Aliski; Jeferson Luis Teixeira; Bruno José Trindade Ferreira; Renato Prestes; Marcos Henrique Giotti; Elcio José Brandalize; Ernani de Mattos  e Juliana Caroline Seccatto.

“Os centros de tradições gaúchas desempenham função ímpar na preservação da arte e dos costumes, mantendo acesa a chama do amor divulgando a tradição por todos os cantos deste grandioso país, cultuando a família, valores e princípios que contribuem para a formação cidadã de todos aqueles que participam do Movimento”, enalteceu Nei Cabral.

Para Helio de Mello, Marcelo Rodrigues e Nivaldo Bartoski é uma grande honra reconhecer, em nome da população, estas pessoas que dentro da sua cultura buscam preservar a tradição e a história do povo. Em forma de homenagem aos tradicionalistas, Roni Surek passou um vídeo explicativo sobre a origem e evolução do gaúcho no Rio Grande do Sul e no Sul do Brasil. “Sou gaúcho por opção e por filosofia de vida e não pela geografia. Parabenizo o trabalho dos oito CTGs de Irati, como é bonito ver as familias unidas, todos pilchados. Que a chama crioula permaneça sempre acesa dentro das nossas mentes e corações e que jamais se apague este amor pelo tradicionalismo gaúcho que preza pelas famílias, educação, cultura, arte, respeito, honra e caráter. Viva os gaúchos de todas as querências”, comemorou.

O prefeito Jorge Derbli cumprimentou os vereadores pela homenagem. “O tradicionalismo gaúcho tem grande importância em Irati, elevando o nome do município para além das fronteiras municipal e estadual. Temos talentos em todas as áreas do tradicionalismo, motivo de orgulho. No Rodeio quando os CTGs se reúnem vemos animação, integração e um ambiente familiar, coisa que poucos tem o prazer de ter e nós temos muito forte na nossa terra. Continuem cada vez mais fortes cultivando e incentivando a cultura gaúcha em Irati”.

Representando os homenageados, o tradicionalista Bruno José Trindade Ferreira agradeceu a honraria e as melhorias feitas no Parque de Rodeios pelo prefeito Jorge Derbli. “É gratificante levar o nome da nossa cidade e do nosso Estado pelo Brasil afora”, agradeceu Bruno fazendo uma narração animando os presentes.

Os vereadores entregaram certificados de reconhecimento aos tradicionalistas. Antes de encerrar a Sessão, o Presidente solicitou que em pé, publicamente, os Vereadores externassem a homenagem mediante aplausos. Nei mais uma vez parabenizou a todos reafirmando a importância da honraria, que representa o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados por estas pessoas que se destacam pelos eventos, trajetória e ações sociais perante a comunidade iratiense.