Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo homenageia Soldado Júlia Carolina Jonson do Corpo de Bombeiros de Irati

por RAFAELLA publicado 13/07/2023 09h41, última modificação 13/07/2023 09h41

Soldado Jonson e vereadora Teresinha Miranda Veres

Foi realizada na noite do dia 11 de julho, a 22ª Sessão Ordinária do 1º Período do 3º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, foi lido o ofício do prefeito Jorge Derbli solicitando licença do cargo, nove indicações e o Projeto de Decreto Legislativo.

No Expediente, além das indicações, foi lido o Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2023 (José Ronaldo Ferreira, Dr. João Henrique Duarte, Alcides Cezar Pinto e Vera Maria Gabardo), que autoriza o Sr. Prefeito Municipal Jorge David Derbli Pinto a licenciar-se de seu cargo no período de 07 de agosto a 06 de setembro de 2023.

Na Ordem do Dia, foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 012/2023 (José Ronaldo Ferreira, Dr. João Henrique Duarte, Alcides Cezar Pinto e Vera Maria Gabardo), que autoriza a Câmara Municipal de Irati a firmar Termo de Cessão de Uso com a Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro.

Em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 027/ 2023, que dispõe sobre as Diretrizes para a Elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2024 e o Projeto de Resolução nº 002/2023 do Legislativo (Teresinha Miranda Veres e Vera Maria Gabardo), que institui a Menção Honrosa “Vidas Idosas Importam”, a ser conferida anualmente pela Câmara Municipal de Irati.

PALAVRA-LIVRE

A vereadora Teresinha Miranda Veres prestou homenagem aos bombeiros, em especial à caçula do 10º Subgrupamento, Julia Carolina Jonson. “Neste mês de julho comemoramos o aniversário de Irati e também celebramos o Dia do Bombeiro, profissionais que dedicam suas vidas para salvar outras. Parabéns e gratidão a todos que são verdadeiros guardiões da nossa vida”. A parlamentar prestou também homenagem a Julia que no dia 25 de maio formou-se no Curso de Formação de Praças Bombeiro Militar 2002/2023. “Soldado Jonson, filha de Ana Claudia e do 3º Sargento Gadyel. se inscreveu no concurso com apenas 16 anos, mas por conta da pandemia ocorreram alguns atrasos, portanto, foi aprovada na primeira fase aos 17 anos. Passou por todas as outras fases e com 18 anos tomou posse. No dia 25 de maio, com 19 anos, passou a integrar o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. Sua maior inspiração para entrar na corporação foi a Capitã Carla Spak. Segundo ela, quando tinha apenas nove anos assistiu também uma demonstração de salvamento que despertou nela a vontade de entrar na corporação”, contou. Teresinha parabenizou Julia pelo esforço e desejou muito sucesso nesta honrada profissão.

Helio de Mello discorreu sobre Irati. “15 de julho emancipação política de Irati. Acredito que em uma cidade suas construções e investimentos são importantes, mas o bem mais preciso é o seu povo, sua gente. Localizada no segundo planalto, no sudoeste do Paraná, em 1829 chegaram os primeiros desbravadores, que deram o nome Vila de Covalzinho. Aqui chegaram holandeses, ucranianos, alemães, italianos e poloneses, pessoas que vieram em busca de esperança, fugidos da guerra e que aqui formaram suas famílias. Irati cidade amada, terra querida de povo ordeiro e trabalhador, tua gente trabalha destemida, cidade acolhedora que tem no alto do morro uma imagem de braços abertos acolhendo o povo que aqui chega e abençoado o povo que aqui mora. Imagem que expressa o tamanho da fé do povo do nosso município. Parabéns Irati cidade amada, parabéns iratienses. Desde 1907 com o primeiro prefeito Coronel Emilio Gomes até 2023 com o prefeito Jorge Derbli. Com orgulho somos o teu povo e juntos construímos a tua história”.

O Presidente Ronaldo convidou a todos para o Rodeio Crioulo eu acontece nos dias 14, 15 e 16 de julho no CT Willy Laars. Também convidou para o Campeonato Nacional de Laço Comprido, que acontece no outro final semanas dias 22 e 23 de julho. “Teremos dentro de Irati 11 estados. A nossa rede hoteleira já está lotada desde janeiro. Até mesmo o Acre estará dentro de Irati. Mais de 10 mil pessoas de fora, evento que movimentará a nossa economia. Cidades vizinhas já estão lotadas também”, contou. Rinaldo informou ainda que na sexta-feira (14), às 11 horas, haverá Sessão Extraordinária para apreciação de alguns projetos e no dia 18 de julho, inicia-se o recesso parlamentar, sendo que as sessões ordinárias do 2º Período retornam no dia 1º de agosto.

Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra no ícone “Sessões Gravadas”.